Departamento de Estado dos EUA

Centro de Engajamento Global

Relatério Especial do GEC
MiDIA FINANCIADA PELO KREMLIN:

O PAPEL DA

RT E DA SPUTNIK

NO ECOSSISTEMA DE DESINFORMAGCAO E
PROPAGANDA DA RUSSIA

i\

‘A’GEC

JANEIRO DE 2022

L8 8 8 & 4




I NDICE

SUMARIO EXECUTIVO . . . . . . . . . . ... ...3 ANEXO 2: ESTUDO DE CASO — A OCUPAGAO DA CRIMEIA PELA
~ RUSSIAEM 2014 . . . . . . . . . . ... ... .26
INTRODUGAO . . . . . . . . . . . ... .....5
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FALTA DE TRANSPARENCIA NEGAGAO DO ENVOLVIMENTO MILITARRUSSO . ........... 27
DARTEDASPUTNIK . . . . . . . . . . .. .. ...8
FASCISMO ENEONAZISMO ... .oiiiii e, 27
ENVOLVIMENTO DO GOVERNO RUSSO NA RT E NA SPUTNIK .. .8
COBERTURADAQUEDADOMHT7 ... .. ... . ... ... .28
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ..ottt 10 PUBLICO-ALVO DA RT PARA CONTEUDO FOCADO
NAUCRANIA oo .28
FINANGAS .o 1
ESFORGOS DE ACOMPANHAMENTO E ELOGIOS DE PUTIN ... .29
FALTA DE OBJETIVIDADE DA RT EDA SPUTNIK . . . .. .12
ANEXO 3: ESTUDO DE CASO — ABATE DO CAGA-BOMBARDEIRO
RECONHECIMENTO DA PERSPECTIVA PRO-KREMLIN ... .. .. 12 RUSSO SU-24 EM 2015 30
O PAPEL DA RT E DA SPUTNIK NO ECOSSISTEMA DE
- , COBERTURA AMPLA ANTESDO ABATE . ... ..., .30
DESINFORMAGAO E PROPAGANDADARUSSIA . . . . .. .14
COBERTURA SE TORNA HOSTIL PARA REFLETIR A LINHA DO
CONEXAO COM A INFLUENCIA CIBERNETICA OPERAGOES ... .15 KREMLIN ..o .30
CONEXAO COM SITES INTERMEDIARIOS (PROXY) . ......... 16 DEVOLTAAONORMAL .ttt .32
RT, SPUTNIK, SITES INTERMEDIARIOS (PROXY) NEWS FRONT E A ANEXO 4: ESTUDO DE CASO — MOBILIZAGAO MILITAR RUSSA
FUNDAGAO PARA PROTEGAO DOS VALORES NACIONAIS ... .16 A FRONTEIRA UCRANIANA NA PRIMAVERA DE 2021 . .. .32
SPUTNIK E O SITE INTERMEDIARIO (PROXY) NEW EASTERN OUT-
LOOK (NEO) oo 17 RETORNO DE NARRATIVAS DESENVOLVIDAS EM 2014 ... . .. .32
O PAPEL DA RT E DA SPUTNIK NA DISSEMINAGAO DE DESINFOR- FALSA NARRATIVA UM: 0S ESTADOS UNIDOS E O APOIO DA OTAN
MACAO E PROPAGANDA SOBRE A COVID-19 ... .......... 18 A INTEGRIDADE TERRITORIAL DA UCRANIA AUMENTARAM AS
TENSOES ottt .32
CONCLUSAO . . . . . . . . . . . .. ......20 .
FALSA NARRATIVA DOIS: A UCRANIA TEM UM GRAVE PROBLEMA
ANEXO 1: MEIOS DE COMUNICAGAO FINANCIADOS PELO NAZISTA/FASCISTA . ..ooiii i, .33
GOVERNORUSSO . . . . . . . . . ... ... ..21 FALSA NARRATIVA TRES: FORGAS ARMADAS UCRANIANAS FEREM
CRIANGAS INTENCIONALMENTE .. ... ..ot .33
ROSSIVASEGODNYA ... 21
REPORTAGEM UNILATERAL E DESINFORMAGAO FLAGRANTE . .34
SPUTNIK 21
NOTASFINAIS . . . . . . . . . . . ... ... .35
RIANOVOSTI ..o 21
TV-NOVOSTI oo 22
RT (ANTERIORMENTE RUSSIA TODAY)  ............... .. 22
& GEC MIDIA FINANCIADA PELO KREMLIN:
RUPTLY . 25 COMO INSTRUMENTOS-CHAVENO ECOSSISTEMA DE DESINFORMAGAO E PROPAGANDA DA RUSSIA
MAFFICK .ot 25 AEEE

DMITRY KISELYOV

MARGARITA
SIMONYAN

ALEKSEY NIKOLOV
viaaARY

RossIvA

LS

ALTNEWS| O
pATNe ’@ RIANOVOSTI @
'ADL

C)
Feicio ’ (@)
_C .9 s (@Yrewesn
L. 2 o
@ MAFFICK
Rgli .
RT AND SPUTNIK COMO INSTRU- O
MENTOS-CHAVE NO ECOSSISTEMA DE UG .
DES\NFORMAQAO E PROPAGANDA DA INTHE Now .

RUSSIA .

2 Centro de Engajamento Global



SUMARIO EXECUTIVO

O s meios de comunicagao RT e Sputnik, finan-
ciados e dirigidos pelo governo russo, sdo el-
ementos criticos no ecossistema de desinformacgdo
e propaganda da Russia. Em um relatério de agosto

de 2020, o Global Engagement Center/GEC (Centro

de Engajamento Global), do Departamento de Esta-
do dos EUA, delineou os cinco pilares do ecossiste-
ma de desinformacdo e propaganda da Russia. A

RT e a Sputnik sdo mensageiros globais dirigidos e
financiados pelo governo russo dentro desse ecoss-
istema, usando o disfarce de meios de comunicagdo
internacionais convencionais para apoiar a desinfor-
magdo e a propaganda em linha com os objetivos
de politica externa do Kremlin. A RT e a Sputnik tam-
bém interagem com outros pilares do ecossistema,
ampliando as mensagens do Kremlin e o conteldo
de sites intermediarios (proxy) alinhados ao Kremlin
(alguns dos quais estdo conectados a inteligéncia
russa), utilizando as midias sociais como armas e

promovendo a desinformacdo cibernética.

ART e a Sputnik servem principalmente como

canais para os pontos de discussdo do Kremlin,

a0 mesmo tempo em gue se equiparam a organi-
za¢Bes de midia com financiamento publico, trans-
parentes e jornalisticamente independentes, como
a Corporacdo Britanica de Radiodifusao (BBC) e a
Voz da América (VOA). A estrutura organizacional
obscura da RT e da Sputnik, e a falta de transparén-
cia financeira encobrem a verdadeira extensao do

controle do governo russo sobre os processos ed-

itoriais e as decisdes de pessoal dos veiculos. Além
disso, funcionarios do governo russo e a lideranga
dos meios de comunicag¢do discutiram abertamente
0 papel da RT e da Sputnik como ferramentas de

propaganda estatal.

O papel da RT e da Sputnik como veiculos de desin-
formacdo e propaganda é mais 6bvio quando relat-
am questdes de importancia politica para o Kremlin.
Um exemplo prevalente é o uso da RT e da Sputnik
pela Russia para tentar mudar a opinido publica
sobre a Ucrania na Europa, nos Estados Unidos e
até na América Latina. Quando a reportagem factual
sobre as principais prioridades da politica externa
ndo é favoravel, a RUssia usa meios de comunica¢do
internacionais financiados pelo Estado visando
injetar desinformacdo e propaganda pré-Kremlin no

ambiente da informacéo.

O alcance de audiéncia da RT e da Sputnik é dificil
de medir em parte porque a RT supostamente
inflacionou suas estatisticas de transmissdao no
passado, mas também porque ambaos os veiculos
operam como parte de uma rede composta por
varias marcas, sites e contas de midias sociais
publicando conteddo em varios idiomas. Apesar da

inflagdo, pesquisadores descobriram que o alcance

on-line da RT em arabe, medido em termos de
acessos ao site, seguidores e curtidas nas midias
sociais e contagens de visualizac8es de videos

nas midias sociais, € comparavel aos nimeros de
proeminentes meios de comunicacdo panarabes e

a BBC em éarabe. De acordo com o Atlantic Council's

Digital Forensic Research Lab (Laboratdrio de

Pesquisa Forense Digital, do Conselho do Atlantico),
a RT “conquistou uma audiéncia significativa”

na América Latina, destacando especificamente

0 crescimento da pagina da RT no Facebook
durante a pandemia da Covid-19." Mesmo que

suas estatisticas de audiéncia estejam incorretas,
isso nao diminui sua capacidade demonstravel de
desempenhar um papel fundamental na lavagem de

narrativas em todo o ecossistema de desinformacgdo

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia


https://web.archive.org/web/20210412164240/https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/08/Pillars-of-Russia’s-Disinformation-and-Propaganda-Ecosystem_08-04-20.pdf
https://www.state.gov/russias-pillars-of-disinformation-and-propaganda-report/
https://web.archive.org/web/20210423205628/https://www.rt.com/about-us/
https://web.archive.org/web/20210527001923/https://ru.sputnik.kz/world/20180122/4345343/simonyan-rasskazala-ob-otlichii-rt-ot-zapadnyh-smi-i-doverii-putina.html
https://web.archive.org/web/20210122215549if_/https://www.nbcnews.com/news/world/u-s-needn-t-fear-russia-rt-editor-chief-margarita-n831736
https://archive.is/VJGyp
https://web.archive.org/web/20210427210334/https:/www.rt.com/news/putin-rt-interview-full-577/
https://archive.md/WyRDL
https://web.archive.org/web/20210521132553/https:/www.thenationalnews.com/uae/is-the-rise-of-russia-in-the-arab-world-fuelled-by-kremlin-propaganda-1.857324
https://web.archive.org/web/20210420125312/https:/www.aspistrategist.org.au/is-russia-the-middle-easts-new-hegemon/
https://gcc02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Farchive.fo%2FCO3cZ&data=04%7C01%7CAlBassamNS%40state.gov%7C54b47c492c4342388eff08d9df65fc12%7C66cf50745afe48d1a691a12b2121f44b%7C0%7C0%7C637786451372288920%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C3000&sdata=FiJApLtWCBl4VNj7tKKYqQl7T9ceBYleFvDPmilv%2F4s%3D&reserved=0
https://gcc02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Farchive.fo%2FCO3cZ&data=04%7C01%7CAlBassamNS%40state.gov%7C54b47c492c4342388eff08d9df65fc12%7C66cf50745afe48d1a691a12b2121f44b%7C0%7C0%7C637786451372288920%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C3000&sdata=FiJApLtWCBl4VNj7tKKYqQl7T9ceBYleFvDPmilv%2F4s%3D&reserved=0

da Russia. Além disso, pesquisas académicas mostram que o conteddo da RT tem a capacidade de mudar
as opiniBes de seus espectadores. Um estudo recente relatou que os consumidores americanos expostos
ao conteldo da RT sdo mais propensos do que aqueles ndo expostos a preferir que os Estados Unidos se
retirem de sua posicao de lideranca global, mesmo quando os consumidores estdo cientes de que a RT é

financiada pelo governo russo.

4 Centro de Engajamento Global


https://doi.org/10.1080/09636412.2021.1885730

INTRODUGAO

ART e a Sputnik sdo os principais meios de
comunica¢do da Russia que produzem

conteldo para o publico que ndo fala russo. A

RT, anteriormente conhecida como Russia Today
(Russia Hoje), é uma agéncia de noticias russa
financiada e dirigida pelo governo, que comecou
a transmitir seu conteddo internacionalmente

em dezembro de 2005. A RT se tornou uma rede
global de canais de televisdo, sites e contas de
midias sociais que publicam conteldo em inglés,
espanhol, francés, arabe, alemdo e russo.’Lancada
em novembro de 2014, a Sputnik é o principal
projeto voltado para o exterior da Rossiya
Segodnya, agéncia internacional de noticias criada

no fim de 2013 por um decreto do Executivo para

reestruturar a midia estatal russa.? A Sputnik realiza

transmissdes de radio, sites e canais de midias
sociais em mais de 30 idiomas. Embora a RT ndo
seja oficialmente parte da Rossiya Segodnya, ela
é afiliada ao grupo de midia através de Margarita
Simonyan, editora-chefe da RT e da Rossiya
Segodnya. Além disso, a empresa controladora
da RT, a TV-Novosti, foi fundada pela RIA Novosti,
e os direitos do fundador da RIA Novosti foram
transferidos para a Rossiya Segodnya através do
decreto do Executivo de 2013 acima mencionado.*
Apesar dessas conexdes, a RT nega qualquer

associacdo com a Rossiya Segodnya.

ART e a Sputnik tentam se equiparar aos
principais meios de comunicagdo internacionais
independentes e baseados em fatos —
provavelmente visando aumentar seu alcance

e credibilidade — e retratar quaisquer esforcos
para criticar suas atividades como viola¢8es da

liberdade de imprensa. No entanto, a RT e a

“ART EA SPUTNIK NAO
SAO TRANSPARENTES
F SEUS OBJETIVOS

GERAIS PARECEM SER
FUNDAMENTALMENTE
DIFERENTES DA MIDIA
INDEPENDENTE."

Sputnik ndo sdo transparentes e seus objetivos
gerais parecem ser fundamentalmente diferentes
da midia independente. O governo russo esta
intimamente envolvido nas operacBes da RT e

da Sputnik. A reportagem e a programacao dos
meios de comunica¢do apoiam abertamente

as posi¢des e politicas do Kremlin, e ambos
frequentemente espalham desinformacdo e
propaganda com o objetivo de minar sociedades
democraticas baseadas em regras. Funcionarios

do governo russo e liderancas da RT e da Sputnik,

assim como funcionarios antigos e atuais dos
meios de comunicacdo, fizeram comentarios
sobre as diferencas marcantes entre os meios de
comunicac¢do dirigidos e financiados pelo governo
russo e organizac@es de midia internacionais
independentes, como BBC, RFE/RL e VOA. Além
disso, as estruturas organizacionais da RT e da
Sputnik sdo dificeis de decifrar e seus registros

financeiros publicos sdo incompletos.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia


https://web.archive.org/web/20210505204844/https:/ria.ru/20051216/42529984.html
https://web.archive.org/web/20211102132041/https://россиясегодня.рф/sputnik/
https://web.archive.org/web/20211102132041/https://россиясегодня.рф/sputnik/
https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20210126041734/https://www.rt.com/news/ria-novosti-overhaul-putin-960/
https://doi.org/10.1093/joc/jqaa027
https://archive.is/FWiQd
https://web.archive.org/web/20210126135957/https://www.themoscowtimes.com/2017/06/01/welcome-to-the-machine-inside-the-secretive-world-of-rt-a58132
https://academic.oup.com/joc/article/70/5/623/5912109

ART e a Sputnik desempenham um papel importante no ecossistema de desinformacdo e propaganda
da Russia.® Elas servem como meio para o Kremlin disseminar narrativas de desinformacdo e propaganda
para publicos fora da Russia com o intuito de influenciar a opinido publica e a politica externa em favor
dos objetivos politicos do Kremlin. Existe uma relagdo bem documentada entre os meios de comunicagao
financiados pelo governo russo e outros pilares do ecossistema, como 0 armamento das midias sociais,

o cultivo de fontes intermediarias (proxy) e operac¢des de influéncia cibernéticas. Por exemplo, a RT e

a Sputnik frequentemente ddo cobertura favoravel a organizacdes como WikiLeaks, que receberam

informac8es de hackers que trabalham para servicos de inteligéncia russos. Os artigos da RT e da Sputnik

também costumam ter links para sites intermediarios (proxy) direcionados, controlados e/ou guiados pelos

servicos de inteligéncia russos. Além disso, a Sputnik incorporou malware (software destinado a danificar
computadores) em postagens no Twitter, vinculando seus artigos com a aparente intencdo de “manipular
trafego adicional da rede de usudrios involuntarios a fim de amplificar inorganicamente matérias que

poderiam colocar em duvida a eficacia de determinadas vacinas [contra a Covid-19]."

O trabalho da RT e da Sputnik como veiculos de desinformacgao e propaganda é mais claro ao relatar
questdes importantes para o Kremlin. Os anexos deste artigo incluem trés estudos de caso que ilustram o
jornalismo tendencioso da RT e da Sputnik, de agenda, e mostram como os veiculos injetam desinformacdo
e propaganda do Kremlin no ambiente da informacdo. O primeiro estudo de caso examina as reportagens
da RT durante a revolucao de Maidan de 2014 e a subsequente invasdo russa da Ucrania. O segundo caso
explora como a RT e a Sputnik relataram sobre a Turquia antes e depois que militares turcos derrubaram
uma aeronave russa apos sua incursdo no espago aéreo turco em novembro de 2015. O terceiro caso
documenta a cobertura da RT e da Sputnik sobre a mobilizagdo militar da RUssia na fronteira ucraniana

na primavera de 2021. Enquanto a RT e a lideranc¢a da Sputnik indicaram gue relatam histérias e pontos
de vista que os principais meios de comunica¢do internacionais “negligenciaram”, suas coberturas desses
trés incidentes ilustram que os meios de comunica¢do sao canais significativos para pontos de discussdo
do Kremlin destinados a influenciar a opinido publica estrangeira de uma maneira que beneficie a politica

externa e os interesses de seguranca nacional da Russia.

6 Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210515112112/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20210412164240/https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/08/Pillars-of-Russia’s-Disinformation-and-Propaganda-Ecosystem_08-04-20.pdf
https://web.archive.org/web/20210523222516/https://home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126
https://archive.is/hhMHk
https://web.archive.org/web/20210520212527/https://fas.org/disinfoblog/vaccine-news-stories-hosting-malware-disseminated-across-spanish-language-twitter/
https://web.archive.org/web/20210629013719/https://www.nbcnews.com/news/world/u-s-needn-t-fear-russia-rt-editor-chief-margarita-n831736
https://web.archive.org/web/20210629013858/https://foreignpolicy.com/2014/11/10/kremlins-sputnik-newswire-is-the-buzzfeed-of-propaganda/

€ GEC

Centro de Engajamento Global

MIDIA FINANCIADA PELO KREMLIN:

COMO INSTRUMENTOS-CHAVE NO ECOSSISTEMA DE DESINFORMAGAO E PROPAGANDA DA RUSSIA

VLADIMIR PUTIN
77N

(-
g PRIMEIRe VICE cyre, DALEKSEY GROMOV
5
MARGARITA

NOMERS® GABiNeTE DHE =
DMITRY KISELYOV
SIMONYAN W@PTO

: uDERPO
ALEKSEY NIKOLOV

N
e
o> o0 o
Al

v
Q~
&

343HO-VHOLIAT

DIRETOR-GERENTE

ANTON ANISIMOV SPUTNIK TV-NOVOSTI

©

RUSSIA BEYOND KUB RUPTLY

REDFISH

MAFFICK

o
Q

@
WASTE-ED L
@ SOAPBOX

IN THE NOW ®

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

7



ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FALTA DE
TRANSPARENCIA DA RT E DA SPUTNIK

O Os lideres da RT e da Sputnik argumentam uma falsa equivaléncia entre seus meios de comunicacdo
e organiza¢des de midia baseadas em fatos, ofuscando como os meios de comunicagdo espalham

a desinformacdo do governo russo. Existem varios indicadores que mostram que a RT e a Sputnik ndo sdo
analogas a meios de comunicagdo independentes na area de imprensa, como a BBC e a VOA. Primeiro,

a RT e a Sputnik carecem das estruturas organizacionais e financeiras transparentes da BBC e da VOA.

Em segundo lugar, a extensdo e a natureza do envolvimento do governo nas atividades dos vefculos

sdo significativamente maiores na RT e na Sputnik. Por fim, a lideranca da RT e da Sputnik reconheceu

0s papéis influentes que seus veiculos desempenham como amplificadores de narrativas apoiadas pelo

Kremlin.

“A ORGANIZACAO [TV-NovosTI] GARANTE A PROTECAO DE INFOR-

MACOES QUE CONSTITUAM SEGREDOS DE ESTADO, REALIZA TRABALHOS
RELACIONADOS AO USO DE SEGREDOS DE ESTADO, E TAMBEM DESEN-
VOLVE ATIVIDADES E (OU) PRESTA SERVICOS NA AREA DE PROTECAO DE

SEGREDOS DE EsTADO”

ENVOLVIMENTO DO GOVERNO RUSSO NA RT E NA SPUTNIK

A RT e a Sputnik ndo declaram que sdo independentes da supervisdo ou da direcdo editorial do governo
russo. Em contraste, a VOA e a BBC tém documentos detalhando sua independéncia editorial em relagdo

aos governos que as financiam. O alvara da TV-Novosti, que ndo esta disponivel on-line, carece de

declaracBes sobre a independéncia editorial da organizacdo, e a secao 3.10 do alvara aponta sua estreita
ligacdo com o governo: “A organizacao [TV-Novosti] garante a protecao de informac8es que constituem
segredos de Estado, realiza trabalhos relacionados ao uso de segredos de Estado e também realiza

atividades e (ou) presta servicos no campo da protecdo de segredos de Estado.” O alvara da Rossiya

Segodnya inclui uma cldusula semelhante sobre a protecdo de segredos de Estado.

Ha também casos documentados de lacos estreitos entre funcionarios do governo russo e a RT. A editora-

chefe da RT, da TV-Novosti e da Rossiya Segodnya, Margarita Simonyan, afirmou que tem uma linha de
comunicagdo segura com o Kremlin através de um telefone amarelo para “discutir coisas secretas”. Os
telefones amarelos sdo descritos como “um sistema de comunicacdo direto entre os 'manipuladores’
do Kremlin e os editores-chefes da midia controlada pelo Estado.” Ha também conexdes pessoais e
de pessoal entre o Kremlin e a RT. Por exemplo, o relacionamento entre Margarita e Aleksey Gromov, o

primeiro vice-chefe de Gabinete do governo presidencial russo, a quem a midia independente chama

de "mestre da midia de Putin”, é bem observado. Gromov, que esta sob san¢des dos EUA por interferir

Centro de Engajamento Global


https://www.nbcnews.com/video/rt-editor-denies-propaganda-criticizes-american-media-1128604227799
https://archive.is/FIi4G
https://web.archive.org/web/20210429020657/https://lenta.ru/articles/2013/03/07/simonyan/
https://www.pressreader.com/south-africa/mail-guardian/20161111/281689729387579
https://web.archive.org/web/20210504123730/https://www.insidevoa.com/p/5831.html
https://web.archive.org/web/20210126060044/https://www.bbc.com/editorialguidelines/guidelines
https://web.archive.org/web/20210427230008/https://www.atlanticcouncil.org/wp-content/uploads/2017/09/RT_Foreign_Agent_web_0831.pdf
https://web.archive.org/web/20210430124026/https://fapmc.gov.ru/rospechat/rospechat/lwr/unitar/item130/main/custom/0/0/file.pdf
https://web.archive.org/web/20210504020207/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20220109193754/https://time.com/rt-putin/
https://web.archive.org/web/20220104201617/https://www.themoscowtimes.com/2015/03/11/how-the-kremlin-and-the-media-ended-up-in-bed-together-a44663
https://web.archive.org/web/20210423053437/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210311023942/https://www.proekt.media/en/portrait-en/alexey-gromov-eng/
https://web.archive.org/web/20210710103805/https://home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126

em uma eleicdo nos EUA e por seu papel na invasdo da Ucrania em 2014, foi um dos fundadores da RT,
e Margarita é frequentemente chamada de sua protegida. Margarita disse que se beneficia da protecdo
de Gromov.® Aydar Aganin, diplomata de carreira do Ministério das Rela¢bes Exteriores da Russia, saiu do
servico diplomatico russo para gerenciar a expansdo do servico de lingua arabe da RT de 2007 a 2011.

Depois de deixar a RT, ele voltou ao servico diplomatico como conselheiro sénior da Embaixada da Russia

nos Estados Unidos e, mais tarde, se tornou o chefe da Missao Russa junto a Autoridade Nacional Palestina

em Ramallah.

Funcionarios antigos e atuais da RT e da Sputnik também tém fornecido informag¢des em primeira mdo
sobre o controle que o Kremlin tem sobre o gerenciamento e o conteddo da RT e da Sputnik. Em um
estudo notavel de fevereiro de 2021, a Universidade de Oxford entrevistou 23 jornalistas andnimos atuais
e ex-RT. O estudo mostrou que “o controle do governo sobre a RT inclui a contratacdo de gerentes, a
imposi¢ao de angulos nas matérias e, em alguns casos, a desaprovagao de matérias”. Um funcionario falou
de capacitacdo para jornalistas com o objetivo de garantir que suas reportagens reflitam as posicdes do
Kremlin. Outro compartilhou que o governo russo mantém uma equipe consultiva que supervisiona o
processo de contratacdo da RT. Varios funcionarios disseram que a RT escolhe jornalistas inexperientes
para poder moldar suas percep¢8es e limitar sua reacdo as decisGes editoriais — alegacdes confirmadas

por outras fontes.

Daniel Lange, ex-funcionario da RT DE (anteriormente RT Deutsch), a filial de lingua alemd da RT, disse que
a lideranca da RT DE ordenou que ele espionasse a figura da oposicdo russa Aleksey Navalny enquanto
Navalny estava se recuperando em um hospital de Berlim de uma tentativa de assassinato com uma
arma quimica cometida pelo Servico Federal de Seguranca (FSB) da Russia. Lange escreveu um livro
sobre suas experiéncias de trabalho na RT DE, mas a livraria on-line ocidental que estava distribuindo seu
livro o retirou apos reclamacdes da RT. Outros funcionarios da RT DE relataram que receberam criticas
de Moscou por serem muito lentos para publicar um artigo sobre uma videoconferéncia de outubro de
2020 com o presidente russo Putin. A revista de noticias alema Der Spiegel obteve documentos internos
da RT DE que supostamente “mostram até que ponto os funcionarios alemdes sdao obrigados a seguir

as instrucBes de Moscou e qudo politicas sdo essas instrucdes”. Por exemplo, a equipe recebeu e-mails

detalhados sobre teorias da conspiracao que eles poderiam promover ativamente.

Da mesma forma, um ex-correspondente da Sputnik na Casa Branca revelou a insisténcia de seu

supervisor em pré-aprovar quaisquer perguntas que ele planejasse fazer ao secretario de Imprensa da
Casa Branca. As perguntas do jornalista eram frequentemente alteradas por seu supervisor para estarem

mais alinhadas com a politica russa e, quando o jornalista se desviava da linha oficial, era repreendido.

O numero de pessoas que se manifestaram e a semelhanca de suas experiéncias sugerem que 0 governo
russo influencia direta e consistentemente as reportagens da RT e da Sputnik. Depois que os funcionarios
da RT e da Sputnik apresentaram suas historias, a RT comecou a exigir que todos 0s funcionarios

assinassem acordos de confidencialidade.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia


https://web.archive.org/web/20210423053437/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210423053437/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210504020207/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20210504020207/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://doi.org/10.1093/joc/jqaa027
https://web.archive.org/web/20210126135957/https://www.themoscowtimes.com/2017/06/01/welcome-to-the-machine-inside-the-secretive-world-of-rt-a58132
https://archive.is/FWiQd
https://archive.is/dHZYR
https://archive.is/6o7Cv
https://archive.is/6o7Cv
https://web.archive.org/web/20210428183101/https://www.politico.com/magazine/story/2017/08/21/russian-propaganda-sputnik-reporter-215511
https://web.archive.org/web/20210211222141/https://www.pbs.org/newshour/arts/after-a-week-of-russian-propaganda-i-was-questioning-everything
https://web.archive.org/web/20211111201932/https:/www.themoscowtimes.com/2017/06/01/welcome-to-the-machine-inside-the-secretive-world-of-rt-a58132
https://web.archive.org/web/20200805220428/https://www.politico.com/magazine/story/2014/03/liz-wahl-quit-russia-today-putins-pawn-104888
https://web.archive.org/web/20210429002806/https://www.pressgazette.co.uk/russia-today-london-correspondent-resigns-protest-disrespect-facts-over-malaysian-plane-crash
https://web.archive.org/web/20180711072301/https://www.statecraft.org.uk/research/discrediting-west-insiders-view-russias-rt
https://web.archive.org/web/20210426035513/https://www.buzzfeednews.com/article/rosiegray/how-the-truth-is-made-at-russia-today
https://archive.is/8TL5u
https://web.archive.org/web/20210429024544/https://meduza.io/en/news/2019/03/19/russia-today-staff-face-5-million-ruble-penalties-if-they-criticize-the-network-on-social-media

Como exemplo da confluéncia direta
entre as atividades da RT e seu apoio DIFERENTEMENTE Dos PRINCIPAIS MEIOS
aos objetivos de politica externa do

Kremlin, jornalistas da RT e outros DE COMUNICACI\O INTERNACIONAIS QUE

especialistas foram trabalhar em meios

SE BASEIAM EM FATOS, A RT E A SPuTNIK

de comunicacdo estatais de Belarus

depois que a equipe bielorrussa saiu em » - .
\\:Xe 1 4"ATRANSPARENCIA FISCAL

protesto contra as elei¢bes fraudulentas

de 2020. Como resultado, o estilo da
midia estatal bielorrussa mudou para se aproximar da desinformacdo e propaganda do estilo russo. Por
exemplo, a midia estatal bielorrussa comecou a promover lacos mais estreitos entre a Russia e Belarus, e

comecou a usar frases de desinformacdo russas comuns, como “revolucées de cor” e “agente estrangeiro

em suas reportagens. Este apoio russo ao regime de Lukashenka via RT parece ser semelhante a outras

formas de assisténcia politica, financeira e militar que a Russia forneceu para apoiar o regime.®

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional e a hierarquia de gestdo da RT e da Sputnik sdo obscuras. Embora em janeiro

de 2022, o site da Sputnik liste Anton Anisimov, que trabalhou anteriormente para a RT, como editor-chefe,
ndo ha mais informacdes sobre a estrutura da gestdo. Até dezembro de 2021, Rossiya Segodnya, empresa
controladora da Sputnik, mostrava apenas Dmitriy Kiselyov como diretor-geral e Margarita Simonyan como

editora-chefe. Rossiya Segodnya criou recentemente uma pagina de gerenciamento que lista alguns dos

funcionarios séniores em seus meios de comunicacao, mas ainda ndo fornece detalhes sobre como os
meios de comunicagdo sdo gerenciados. Por outro lado, o site da RT lista apenas Margarita Simonyan
como editora-chefe e Aleksey Nikolov como diretor administrativo, mas nenhum outro gerenciamento. A

organizagdo que opera a RT, a TV-Novosti, lista Aleksey Nikolov como diretor-geral e Margarita Simonyan

como editora-chefe de documentos do governo.’® Dos funcionarios listados, parece que alguns trabalham
tanto para a RT quanto para Rossiya Segodnya, apesar de as organizacdes alegarem serem separadas.
Em alguns casos, funcionarios séniores alternam entre os diferentes meios de comunica¢do e Rossiya
Segodnya.' O fato de que certos individuos parecem trabalhar para mais de um vefculo de cada vez — e

alternam entre as organiza¢8es — indica uma conexdo, pelo menos via pessoal.

Em contraste, os meios de comunica¢do independentes e que se baseiam em fatos aos quais a RT e a
Sputnik se comparam incorretamente, sejam privados ou financiados pelo governo, sdo consistentemente
mais transparentes sobre sua estrutura organizacional e hierarquia de gerenciamento.”? A maioria fornece

documentos detalhados sobre como suas organiza¢des sdo administradas, a estratégia das empresas e

as listas de membros do conselho e da administracdo superior.” Quando os organogramas de meios de

comunicacdo como VOA e BBC sdo examinados, as estruturas organizacionais se encontram prontamente

aparentes. Por exemplo, cada site mostra claramente a hierarquia de lideranca e outros funcionarios

importantes.

10

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210303110810/https://www.aljazeera.com/news/2020/9/18/how-russian-media-is-trying-to-save-lukashenkos-belarus
https://web.archive.org/web/20210303110810/https://www.aljazeera.com/news/2020/9/18/how-russian-media-is-trying-to-save-lukashenkos-belarus
https://web.archive.org/web/20210303110810/https://www.aljazeera.com/news/2020/9/18/how-russian-media-is-trying-to-save-lukashenkos-belarus
https://web.archive.org/web/20210428134052/https://sputniknews.com/docs/about/index.html
https://web.archive.org/web/20210504125653/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/executive_team/
https://web.archive.org/web/20211208210603/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/management/
https://web.archive.org/web/20210103105356/https://www.rt.com/about-us/management/
https://ia601403.us.archive.org/2/items/ul-1057746595367-20210506162126/ul-1057746595367-20210506162126.pdf
https://web.archive.org/web/20210228124841/http://static.government.ru/media/files/cZAQ77udgkcQAUT8RIEE3ZvA44bYbpHO.pdf
https://web.archive.org/web/20210126041734/https://www.rt.com/news/ria-novosti-overhaul-putin-960/
https://web.archive.org/web/20210420112419/https://www.usagm.gov/our-work/strategy-and-results/strategic-priorities/
https://web.archive.org/web/20210422122202/http://downloads.bbc.co.uk/aboutthebbc/reports/annualplan/annual-plan-2021-22.pdf
https://web.archive.org/web/20210629023933/https://www.dw.com/downloads/48022074/dwstrategicplan201901.pdf
https://web.archive.org/web/20210629023933/https://www.dw.com/downloads/48022074/dwstrategicplan201901.pdf
https://web.archive.org/web/20210524140920/https://static.france24.com/infographies/presse/presskit_en.pdf
https://web.archive.org/web/20210629011326/https://www.bbc.com/aboutthebbc/whoweare/bbcboard
https://web.archive.org/web/20210629011337/https://www.bbc.com/aboutthebbc/whoweare/staff
https://web.archive.org/web/20210605105928/https://www.francemediasmonde.com/pdf/organigramme.pdf
https://web.archive.org/web/20210629010457/https://www.insidevoa.com/a/voa-experts/3834958.html
https://web.archive.org/web/20210425132849/https://www.insidevoa.com/z/1500
https://web.archive.org/web/20210629010906/https://www.bbc.com/aboutthebbc/whoweare/exco
https://web.archive.org/web/20210629011326if_/https://www.bbc.com/aboutthebbc/whoweare/bbcboard
https://web.archive.org/web/20210629011326if_/https://www.bbc.com/aboutthebbc/whoweare/bbcboard

FINANCAS

Diferentemente dos principais meios de comunicacdo internacionais gue se baseiam em fatos, a RT e a

Sputnik carecem de transparéncia fiscal. Elas nao publicam planilhas de or¢camento publico ou relatérios
financeiros anuais detalhados, e o publico deve confiar em estimativas vagas ocasionalmente anunciadas
pelo governo russo. A quantidade limitada de informacdes que elas fornecem sobre orcamentos e

despesas é dificil de rastrear e geralmente inclui nUmeros conflitantes.

O site da RT tem apenas informac8es orcamentarias limitadas, ndo verificaveis e contraditorias. O

orcamento de 2015 da RT, de acordo com seu site, foi de 13,85 bilhdes de rublos (cerca de US$ 220

milhdes em taxas de cambio de 2015). No entanto, em uma entrevista de 2015 a midia independente
russa Dozhd TV, Margarita disse que o orcamento para aquele ano era de 18 bilh8es de rublos. O site

da RT afirma que seu orcamento de 2016 foi de US$ 275 milhdes (17 bilhdes de rublos), enquanto um

video publicado pela RT contradiz essa informacdo, alegando que seu or¢camento de 2016 foi de US$ 300

milhdes (271 bilhGes de rublos).” Em 2019, a RT anunciou em seu canal Telegram que o orcamento da RT e
Rossiya Segodnya com financiamento federal foi de US$ 440 milh8es, mas o numero oficial do orgamento
federal para 2019 foi de US$ 430 milhGes. Embora os funcionarios as vezes arredondem os ndmeros ao

descrever 0s or¢camentos, essas discrepancias sdo significativas.

Alideranca de ambas as organiza¢des russas provavelmente esta ciente das questoes fiscais e é
deliberadamente seletiva e ofuscante. Como editora-chefe da RT e da TV-Novosti, Margarita preside o
comité de orcamento, de acordo com o alvara da TV Novosti. O mais recente relatério de 2019 da TV-
Novosti ao Ministério da Justica da Russia, documento anual obrigatério para todas as organizacdes

sem fins lucrativos, consistia em apenas dois nimeros: a quantia de dinheiro recebida do governo e a
quantia gasta na criacdo de conteddo de midia de massa e sua distribuicdo global. Em 2020 e 2021, a TV-
Novosti ndo publicou os relatérios obrigatérios do Ministério da Justica sobre seu orcamento.’ O governo

russo fornece nimeros orcamentarios oficiais para a TV-Novosti e a Rossiya Segodnya, mas devido a

discrepancias e falta de detalhes, é dificil para pesquisadores e empresas de auditoria verificar os niveis
reais de apoio financeiro para cada estabelecimento. Isso vale especialmente para a Sputnik, que recebe

parte do or¢camento da Rossiya Segodnya, mas ndo divulga quanto.

Em comparacdo, a BBC publica um relatério financeiro anual detalhado. Seu relatério 2019-2020 inclui
informac®8es sobre salarios, despesas, classificacbes de desempenho etc. A Agéncia dos EUA para Midia
Global (USAGM), a organizacdo de financiamento e supervisdo da VOA e da Radio Free Europe/Radio

Liberty/RFE/RL (Radio Europa Livre/Radio Liberdade), também publica um relatério anual, um relatério

de desempenho e prestacao de contas (que inclui 45 paginas sobre as financas da organiza¢do) e uma

justificativa de orcamento do Congresso de 171 paginas. A Deutsche Welle, financiada pelo governo

alemdo, publica informac8es igualmente transparentes sobre seu desempenho e orcamento.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

11


https://web.archive.org/web/20210506201525/https://www.dw.com/en/deutsche-welle-annual-report/a-3530526
https://web.archive.org/web/20111230034300/http://www.aefmonde.com/page/presentation-faits-chiffres.html
https://web.archive.org/web/20210506202149/https://www.usagm.gov/our-work/strategy-and-results/strategic-priorities/research-reports/
https://web.archive.org/web/20210506202149/https://www.usagm.gov/our-work/strategy-and-results/strategic-priorities/research-reports/
https://web.archive.org/web/20210506201827/https://www.bbc.com/aboutthebbc/reports/annualreport
https://web.archive.org/web/20210429002340/https:/www.rt.com/facts-vs-fiction/
https://web.archive.org/web/20210323194600/https:/www.rt.com/op-ed/233147-media-rt-financing-myths-facts/
https://gcc02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Farchive.is%2FlbVjY&data=04%7C01%7CAlBassamNS%40state.gov%7C54b47c492c4342388eff08d9df65fc12%7C66cf50745afe48d1a691a12b2121f44b%7C0%7C0%7C637786451372288920%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C3000&sdata=yDW8Z54Q6ERQv3zjSOpL8GNs24QfXdAUKLP2YM9wJpk%3D&reserved=0
https://web.archive.org/web/20210429002340/https:/www.rt.com/facts-vs-fiction/
https://www.youtube.com/watch?v=i0iiwnLavc8
https://archive.is/OCgV6
https://web.archive.org/web/20210310013100/https:/openmedia.io/news/rt-i-rossiya-segodnya-raskryli-svoj-byudzhet-eto-pochti-500-mlrd-v-god/
https://web.archive.org/web/20200504135935/http:/unro.minjust.ru/Reports/90548101.pdf
https://web.archive.org/web/20210803200105/https:/openmedia.io/news/n3/telekanal-rt-vopreki-zakonu-ne-otchitalsya-o-rasxodovanii-byudzhetnyx-milliardov-minyust-ne-schyol-eto-narusheniem/
https://web.archive.org/web/20210723142729/http:/pravo.gov.ru/proxy/ips/?docbody=&link_id=4&nd=218003977&intelsearch=
https://web.archive.org/web/20210506201827/https://www.bbc.com/aboutthebbc/reports/annualreport
https://www.usagm.gov/wp-content/uploads/2021/03/USAGM-AR2019-Final-lowres.pdf
https://www.usagm.gov/wp-content/uploads/2020/11/USAGM-FY2020-PAR.pdf
https://www.usagm.gov/wp-content/uploads/2020/11/USAGM-FY2020-PAR.pdf
https://www.usagm.gov/wp-content/uploads/2020/02/FINAL-USAGM-FY-2021-Congressional-Budget-Justification_2_9_2020.pdf
https://web.archive.org/web/20210506201525/https://www.dw.com/en/deutsche-welle-annual-report/a-3530526

FALTA DE OBJETIVIDADE DA RT E DA SPUTNIK

Aeditora—chefe da RT, Margarita Simonyan, frequentemente argumenta publicamente que é impossivel

criar noticias justas e equilibradas, e a RT deve apresentar a perspectiva do governo russo. Quando

perguntada em uma entrevista em abril de 2012 como ela equilibra os interesses do Estado com a

objetividade jornalistica, Margarita respondeu: “Como todos 0s outros canais, ndo ha objetividade (...)

quando a Russia esta em guerra, estamos, € claro, do lado da Russia.”"® O UK Office of Communications/

OfCom (Escritério de ComunicacBes do Reino Unido) multou a RT por violar as regras de imparcialidade

com base em sua reportagem sobre a Ucrania e durante o envenenamento de Sergei Skripal e sua filha em

2018, com uma arma quimica, pela Russia.

Outros funcionarios da RT e da Sputnik compartilham a visdo
de Margarita de que jornalismo de alta qualidade e imparcial
nao é o objetivo da midia. Dmitriy Kiselyov, que sofreu
sancoes da UE em 2014 por a¢des relacionadas a Ucrania,
também disse: “A objetividade é um mito (...) Se falarmos
sobre politica editorial, é claro, eu certamente gostaria que
ela fosse associada ao amor pela RUssia.” Em um discurso
para jovens jornalistas, o editor-chefe da Sputnik, Anton
Anisimov, declarou: “Uma coisa que estamos dizendo a todos

0s aspirantes a jornalistas que chegam dizendo que querem

" A ARMA DA INFORMACAO E, CLARO, USADA
EM MOMENTOS CRITICOS, E A GUERRA E SEM-
PRE UM MOMENTO CRiTICO. E ESTAMOS EM

GUERRA. ESSA E UMA ARMA COMO QUALQUER

OUTRA." Margarita ~ Simonyan

trabalhar para a Sputnik, certifiguem-se de que suas crencas

estdo de acordo com o que fazemos. Caso contrario, vocé terd algum tipo de conflito interno porque sera

[pago] por fazer algo em que realmente ndo acredita."”

RECONHECIMENTO DA PERSPECTIVA PRO-KREMLIN

Apesar das alegaces a seus telespectadores de que os meios de comunica¢do sao fontes de noticias

legitimas, tanto os funcionarios do governo russo quanto a lideranca dos meios de comunicacao ja

.z

reconheceram que a RT e a Sputnik amplificam as comunicac8es oficiais do governo por meio de

reportagens unilaterais com o objetivo de influenciar os espectadores a apoiar as politicas do Kremlin.

Alguns exemplos desses reconhecimentos sao 0s seguintes:

Presidente da Russia

Em uma entrevista de junho de 2013 nos estudios da RT em Moscou, o presidente Putin

declarou que via a RT como um “canal de noticias absolutamente independente”, mas “o canal

é financiado pelo governo, entdo ndo pode deixar de refletir a posicdo oficial do governo russo

sobre 0s eventos em Nosso pals e no resto do mundo, de uma forma ou de outra”.

Editora-chefe da RT e da Rossiya Segodnya

Em uma entrevista em marco de 2013, a editora-chefe da RT e da Rossiya Segodnya, Margarita

12

Centro de Engajamento Global


https://archive.is/M4I2g
https://web.archive.org/web/20210504023036/https://www.kommersant.ru/doc/1911336
https://web.archive.org/web/20210703024627/https://www.ofcom.org.uk/__data/assets/pdf_file/0027/158571/sanction-decision-rt.pdf
https://archive.is/5YvFA
https://archive.is/5YvFA
https://web.archive.org/web/20210414063815/https://www.nytimes.com/2017/09/13/magazine/rt-sputnik-and-russias-new-theory-of-war.html
https://web.archive.org/web/20210429020657/https://lenta.ru/articles/2013/03/07/simonyan/

Simonyan, comparou a RT a militares, dizendo: “A arma da informacdo é, claro, usada em
momentos criticos e a guerra € sempre um momento critico. E estamos em guerra. Essa é

uma arma como qualquer outra.”® Margarita também reconheceu que a estratégia da RT é
construir uma audiéncia e explora-la quando politicamente necessario. Na mesma entrevista, ela
disse: “quando [0 publico] for util para nds, ou talvez nunca seja Util, mas quando for Util, essas
pess0as ja vao estar nos assistindo”.'® A missao autodescrita da RT de oferecer uma perspectiva
alternativa, abreviada por seu slogan “Question More” (Questione Mais), se materializou pela
primeira vez depois que a RT se reformulou em 2009 com a ajuda de uma empresa de relagdes
publicas. Margarita atribui a guerra entre a RUssia e a Gedrgia de 2008 a formacdo de suas
opinides sobre como a RT precisava evoluir para atrair o publico ndo russo. O propasito inicial
do canal era mostrar a cultura russa e melhorar a imagem global da Russia. Margarita disse em
uma entrevista de 2012 que limitar o canal a tépicos russos limitava o apelo da RT ao publico

estrangeiro, entdo o canal mudou seu foco conforme necessario.

Em novembro de 2021, em resposta as noticias de que a All-Russia State Television and Radio
Broadcasting Company/VGTRK (Companhia Estatal de Televisdo e Radiodifusdo de Toda a
Russia) demitiu funcionarios por expressar opinides de oposicdo, Margarita afirmou que “nés

também sempre fizemos isso, estamos fazendo e continuaremos a fazendo."?
Diretor-geral da Rossiya Segodnya e da RIA Novosti

Apds o decreto do Executivo de Putin em 2013 reestruturar a midia estatal russa, o novo

diretor-geral da RIA Novosti, Dmitriy Kiselyov, compartilhou sua visdo sobre o futuro da agéncia
com jornalistas da equipe. Ele disse: “Somos apoiados pela equipe presidencial e pelo governo.
Vocés sabem, ha liberdade de expressao em nosso palis. Mas a época do jornalismo imparcial
acabou. A objetividade é um mito que nos foi oferecido; nos foi imposto. Eu mesmo seguia esses

principios, mas passei por uma evolugdo interna.”
Editor-chefe da Sputnik

Quando perguntado, durante uma sessdo de capacita¢do para jornalistas em 2016, se a
Sputnik promove o ponto de vista do Kremlin, o editor-chefe da Sputnik, Anton Anisimov, disse:
“Chame isso de propaganda, se quiser”. Anisimov também explicou que seus funcionarios viam
o trabalho deles como parte de uma guerra de comunicagdo global: “Em nossa redagdo, meus
colegas as vezes esbravejam como se estivessem numa guerra de comunicacao. Tipo: ‘'Sim,

vamos pega-los!’ Mas eu ndo me preocupo com isso.”

Apesar de se compararem publicamente com meios de comunica¢do internacionais como BBC, Deutsche
Welle (DW) e Voice of America/VOA (Voz da América), as declaracdes da lideranca da RT, da Sputnik e do

governo russo indicam claramente que essas empresas trabalham em apoio as politicas e objetivos do

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

13


https://web.archive.org/web/20210429020657/https://lenta.ru/articles/2013/03/07/simonyan/
https://web.archive.org/web/20210715164513/https:/www.rt.com/about-us/
https://web.archive.org/web/20201118012800/https:/www.theguardian.com/world/2009/dec/18/russia-today-propaganda-ad-blitz
https://web.archive.org/web/20200612180939/https://www.kremlinwatch.eu/userfiles/the-kremlin-s-platform-for-useful-idiots-in-the-west-an-overview-of-rt-s-editorial-strategy.pdf
https://web.archive.org/web/20210427193514/https://www.kommersant.ru/doc/1911336
https://web.archive.org/web/20210429143713/https://foreignpolicy.com/2005/12/01/spinning-russia/
https://web.archive.org/web/20210427193514/https://www.kommersant.ru/doc/1911336
https://archive.md/RIPib
https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20210125003757/https:/www.codastory.com/disinformation/confessions-of-a-former-state-tv-reporter/
https://www.pressreader.com/south-africa/mail-guardian/20161111/281689729387579

O PAPEL DA RT E DA SPUTNIK NO ECOSSISTEMA DE
DESINFORMAGAO E PROPAGANDA DA RUSSIA

O ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia é a cole¢do de canais e plataformas de
comunicacdo oficiais, intermediarias (proxy) e ndo atribuidas que a Russia usa para criar e amplificar

narrativas. O ecossistema é composto por cinco pilares principais: 1) comunica¢des oficiais do governo; 2)

mensagens globais financiadas pelo Estado; 3) cultivo de fontes intermediarias (proxy); 4) armamento das

midias sociais; e 5) desinformacdo cibernética. O ecossistema reflete tanto as fontes de desinformacdo e

propaganda quanto as taticas que esses canais usam.

QEEC |

Centro de Er

Comunicacdes oficiais
do governo

© Declaracao do Kremlin
ou do Ministério

© Postagem oficial de
midia social russa

© Declaracédo ou
citacao de autoridade
russa

DO ECOSSISTEMA DE
DA RUSSIA

Mensagens globais
financiadas pelo Estado

( 7}}“ Cultivo de fontes

mandatarias

e Veiculo de comunicacao
financiado pelo Estado e
voltado para o publico
estrangeiro

¢ Veiculo de comunicagéo
financiado pelo Estado e
voltado para o publico
interno

«Veiculo de comunicacéo
baseado no exterior e
financiado pelo Estado
russo

e Instituicoes sociocul-
turais russas

* Infiltracao de conver-
sacdo doméstica

¢ Veiculos de comuni-
cagao alinhados com a
Russia com alcance
global © Campanhas perma-

nentes para minar a

« Veiculos de comuni- ) e
confianga nas institu-

cagéo locais em um s

idioma especifico igoes

< Ampliacao de protes-
tos ou de discérdia
civil

« Proliferadores delibera-
dos de narrativas russas

o Proliferadores invol-
untarios de narrativas
russas

o Ampliagéo narrativa de
Estados estrangeiros

Armamento das
redes sociais

Desinformagao
cibernética

' Hackear e liberar
¢ Captura de sites
* Sites clonados

¢ Falsificacoes

¢ Interrupcéo de fontes
oficiais ou veiculos
de comunicagao
objetivos

internacionais

' visivEL

Como entidades do segundo pilar, a RT e a Sputnik desempenham um papel importante dentro do

CONEXAO COM A RUSSIA

EOBSCURA NEGADA

ecossistema como meios de comunicacdo financiados pelo governo que proliferam narrativas do Kremlin

para publicos estrangeiros.

A RT e a Sputnik ndo funcionam em um vacuo dentro do ecossistema de desinformacgdo e propaganda.
Cada pilar tem o potencial de criar uma desinformagdo ou uma narrativa que 0s outros pilares captam,
modificam e amplificam. Essas rela¢des tém um efeito multiplicador de midia que aumenta o alcance e a
ressonancia de cada pilar. O efeito multiplicador de midia pode criar tempestades de desinformacdo com

efeitos potencialmente perigosos.

Os meios de comunicacdo financiados e dirigidos pelo governo da Russia estdo influenciando efetivamente
as convicgBes politicas dos espectadores. Um artigo de fevereiro de 2021 de Erin Baggott Carter e Brett L.
Carter sobre Estudos de Segurancas mostrou pela primeira vez que a RT convence alguns americanos a
preferir que os Estados Unidos se retirem de sua posicdo de lideranca global. Em média, os consumidores

de midia americanos expostos ao contelido da RT sdo 15% menos propensos a apoiar uma politica

14

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210412164240/https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/08/Pillars-of-Russia’s-Disinformation-and-Propaganda-Ecosystem_08-04-20.pdf
https://doi.org/10.1080/09636412.2021.1885730

externa ativa, 20% mais propensos a acreditar que os Estados Unidos estdao fazendo muito para resolver
problemas globais e 10% mais propensos a valorizar interesses nacionais percebidos sobre os interesses
dos aliados dos EUA. O estudo mostrou que informar as pessoas que o governo russo financia a RT ndo fez

as opinides dos participantes retomarem as suas perspectivas anteriores.

CONEXAO COM A INFLUENCIA CIBERNETICA OPERAGOES

Além de amplificar as narrativas do Kremlin, a RT e a Sputnik facilitam e se envolvem em operacdes de
influéncia cibernéticas em estreita coordenacdo com outros pilares do ecossistema de informacées. A
RT e Margarita tém uma relacdo préxima com Julian Assange, fundador do WikiLeaks. A comunidade

de inteligéncia dos EUA “avaliou com muita seguranc¢a que a GRU [inteligéncia militar russa] transmitiu

o material que adquiriu do DNC [Comité Nacional Democrata] e de altos funcionarios democratas ao
WikiLeaks". Em janeiro de 2012, a RT anunciou que transmitiria o programa de entrevistas de Assange e
gue "o executivo do setor de noticias da RT, Nikolay Bogachikhin, conversou com Assange para garantir

o show”. De acordo com um relatério da comunidade de inteligéncia dos EUA de 2017, Margarita e
Bogachikhin visitaram Assange na Embaixada do Equador em 2013. A estreita rela¢cdo entre RT e WikiLeaks
é notada pelo fato de que a RT tuitou pelo menos duas vezes sobre novas revela¢des do WikiLeaks antes
que o proprio WikiLeaks fizesse qualquer anuncio. A RT e a Sputnik, assim como sites intermediarios
(proxy), em seguida amplificaram e cobriram favoravelmente as informac¢des vazadas. O relatério de 2019
do Democratic National Committee/DNC (Comité de Inteligéncia do Senado dos EUA) sobre medidas
ativas russas nas eleices gerais de 2016 dos EUA citou varios exemplos do GRU se comunicando com

0 WikiLeaks sobre o DNC através de identidades falsas. O relatdrio afirmou que essa relagdo é “parte da
estratégia geral do governo russo de usar sua midia controlada pelo Estado para minar as instituic8es

democréticas dos EUA.

Em setembro de 2020, a Federation of American Scientists/FAS (Federacdo de Cientistas Americanos)
informou que o site em espanhol da Sputnik estava no centro de uma rede de sites que hospedam
arquivos de malware. O malware estava vinculado a histérias postadas no Twitter sobre uma pausa

nos testes da vacina Oxford-AstraZeneca na época. A FAS afirmou que “a insercdo de malware nesses
sites pode oferecer oportunidades para os criminosos manipularem trafego adicional da internet para
usuarios incautos, a fim de amplificar inorganicamente artigos que possam colocar em ddvida a eficacia
de vacinas especificas”. Tanto a RT quanto a Sputnik promoveram teorias de conspiracao de vacinas e
amplificaram casos de rea¢des adversas a vacinas de origem americana, britanica e europeia, muitas vezes
com manchetes enganosas ou contexto impreciso. Da mesma forma, o Facebook encontrou funcionarios
da Sputnik envolvidos em um comportamento inauténtico coordenado usando paginas e contas para se
representar on-line em paginas de noticias independentes e paginas de interesse geral. Nesses casos,
trés pilares do ecossistema da Russia, mensagens globais financiadas pelo Estado, armamento das
midias sociais e desinformacdo cibernética, trabalharam juntos para ampliar a cobertura negativa e a

desinformacéo destinada a prejudicar aqueles que sdo percebidos como adversarios da Russia.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

15


https://web.archive.org/web/20210515112112/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20210515112112/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20210623013955/https://www.rt.com/news/julian-assange-rt-exclusive-617/
https://web.archive.org/web/20210515112112/https://www.dni.gov/files/documents/ICA_2017_01.pdf
https://web.archive.org/web/20210423053437/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210423053437/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210311203554/https://fsi-live.s3.us-west-1.amazonaws.com/s3fs-public/potemkin-pages-personas-sio-wp.pdf
https://web.archive.org/web/20211031145311/https://www.intelligence.senate.gov/sites/default/files/documents/report_volume5.pdf
https://web.archive.org/web/20210520212527/https://fas.org/disinfoblog/vaccine-news-stories-hosting-malware-disseminated-across-spanish-language-twitter/
https://web.archive.org/web/20210520212527/https://fas.org/disinfoblog/vaccine-news-stories-hosting-malware-disseminated-across-spanish-language-twitter/
https://web.archive.org/web/20210205162502/https://www.nytimes.com/2021/02/05/technology/russia-covid-vaccine-disinformation.html
https://web.archive.org/web/20210629021337/https://about.fb.com/news/2019/01/removing-cib-from-russia/

CONEXAO COM SITES INTERMEDIARIOS

TanTO A QUANTO A TEM (PROXY)

PROMOVIDO TEORIAS DE CONSPIRAGCAO Outro pilar do ecossistema é o cultivo e uso de

fontes intermediarias (proxy). Um site intermediario
DE VACINAS E AMPLIFICADO CASOS DE

(proxy) é um porta-voz ndo oficial que promove

REACOES ADVERSAS A VACINAS DE ORI-

desinformacdo e propaganda. No contexto da
GEM AMERICANA, BRITANICA E EURO- desinformacdo e propaganda russas, alguns sites
intermediarios tém links diretos para o governo

PEIA, MUITAS VEZES COM MANCHETES
russo, alguns estao enredados no ecossistema

ENGANOSAS OU CONTEXTO IMPRECISO. de desinformacdo e propaganda da Russia, e
outros sdo mais frouxamente conectados através
das narrativas que promovem. As conexdes sdao intencionalmente obscuras. Esses sites atuam como
tecido conjuntivo entre os pilares, gerando ou lavando narrativas de desinformacdo e propaganda. A RT
e a Sputnik tém relacionamentos mutuamente benéficos com escritores de sites intermediarios (proxy),

incluindo Einian Cunningham, Pepe Escobar e Christopher Black.*' Varios desses sites para 0os quais esses

escritores criam conteldo sdo dirigidos, controlados e/ou guiados por servicos de inteligéncia russos.

RT, SPUTNIK, SITES INTERMEDIARIOS (PROXY) NEWS FRONT E A FUNDAGAO PARA
PROTEGAO DOS VALORES NACIONAIS

RT A RT e a Sputnik citam e reportam regularmente conteldo do site intermediario (proxy) News Front,

um canal de propaganda e desinformacdo baseado na Crimeia, guiado pelo FSB e que sofreu sancbes por

parte do Departamento do Tesouro dos EUA por suas conex8es com a inteligéncia russa.? O site News
Front tem um papel importante dentro do ecossistema russo de desinformacdo e propaganda e visa
espalhar narrativas de desinformagdo na midia ndo russa. Em uma entrevista a Sputnik em maio de 2020,
o chefe da News Front, Konstantin Knyrik, acusou de censura empresas independentes de midias sociais,
gue anteriormente haviam removido as contas da News Front por usar taticas manipuladoras. A atividade
de midias sociais da News Front “dependia de uma combinac¢do de contas auténticas, duplicadas e falsas

(...) posando como entidades de noticias independentes”, de acordo com o Facebook.

O DFRLab analisou a remocdo de paginas no Facebook e contas afiliadas ao News Front e descobriu que
as paginas em espanhol do News Front amplificavam fortemente o conteldo de meios de comunicacdo
controlados pelo governo russo, incluindo a RT e a Sputnik.23 A RT ampliou o pedido de Knyrik para que
0 governo russo retaliasse as empresas de midia social, descrevendo as medidas contra a manipulagdo
de plataformas sociais como um ataque a “midia alternativa” e repetindo as queixas do Ministério das

RelacBes Exteriores da Russia sobre suposta discrimina¢do contra midias de lingua russa no YouTube.

Aleksandr Malkevich, cidadao russo envolvido na disseminac¢do de desinformacdo pré-russa no exterior,
também participou da entrevista da Sputnik em maio de 2020 com Knyrik. Os Estados Unidos aplicaram

san¢Bes a Malkevich duas vezes: primeiro, como gerente do canal de desinformagdo USA Really e,

16

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210428134052/https://sputniknews.com/docs/about/index.html
https://web.archive.org/web/20210504024429/https://www.rt.com/op-ed/authors/pepe-escobar/
https://web.archive.org/web/20220120025910/https://sputniknews.com/person_Christopher_Black/
https://web.archive.org/web/20210412164240/https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/08/Pillars-of-Russia’s-Disinformation-and-Propaganda-Ecosystem_08-04-20.pdf
https://archive.is/hhMHk
https://web.archive.org/web/20210523222516/https://home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126
https://gcc02.safelinks.protection.outlook.com/?url=https%3A%2F%2Farchive.is%2FhhMHk&data=04%7C01%7CCurtisAE2%40state.gov%7C25ffd1f0eaa74cd66bfe08d9371e7a4c%7C66cf50745afe48d1a691a12b2121f44b%7C0%7C0%7C637601426296072823%7CUnknown%7CTWFpbGZsb3d8eyJWIjoiMC4wLjAwMDAiLCJQIjoiV2luMzIiLCJBTiI6Ik1haWwiLCJXVCI6Mn0%3D%7C1000&sdata=SAGxQWrLjU4wE1B6MHWA0ome6syoZUTX7XvJUqX99jM%3D&reserved=0
https://web.archive.org/web/20210516130733/https:/home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126
https://web.archive.org/web/20210520165700/https:/radiosputnik.ria.ru/20200520/1571756741.html
https://web.archive.org/web/20210327165827/https:/about.fb.com/wp-content/uploads/2020/05/April-2020-CIB-Report.pdf
http://web.archive.org/web/20210709183034/https:/medium.com/dfrlab/facebook-removes-propaganda-outlets-linked-to-russian-security-services-51fbe2f6b841
https://web.archive.org/web/20210520174624/https:/russian.rt.com/russia/news/748118-news-front-kanal
https://web.archive.org/web/20210520175123/https:/www.rt.com/news/489243-youtube-delete-channels-crimea/
https://web.archive.org/web/20210520175953/https:/russian.rt.com/world/news/748261-mid-rossiya-youtube
https://web.archive.org/web/20210429232025/https:/home.treasury.gov/news/press-releases/sm577

posteriormente, como fundador da Foundation for National
Values Protection/FZNC (Fundagdo para Prote¢do dos O S ESFORCOS DA

Valores Nacionais). Ambas as entidades estdo associadas R T E DA S PUTNIK

VISANDO MINAR
A CONFIANCA DO

a0 oligarca russo Yevgeniy Prigozhin, que sofreu san¢des
por parte dos EUA e financia opera¢8es globais de
influéncia maligna em nome do Kremlin. De acordo com o
Departamento do Tesouro dos EUA, Malkevich e News Front PUBLICO NAS VACINAS
coordenam atividades de desinformacéo. AMERICANAS E

EUROPEIAS CONTRA
A CoviD-19, A0

A "especialista” da FZNC Maria Butina, que também
apresenta um dos programas atuais da RT no YouTube,
se declarou culpada de “uma acusagdo de conspiracao MESMO TEMPO EM

para atuar como agente russa nos EUA sem se registrar QUE PROMOVEM AS

no Departamento de Justica” em dezembro de 2018. VACINAS RUSSAS, S AO

De acordo com a NPR, Maria “conspirou com Aleksandr

CONTRAPRODUCENTES
E PREJUDICIAIS A
SAUDE E AO BEM-

Torshin, funcionario do governo russo, a fim de coletar
informac@es e abrir linhas de comunicag¢do ndo oficiais com
americanos influentes e poderosos, e usar essas conexdes
em beneficio da Russia”. Ela agora também é membro do ESTAR GERAL DE
Parlamento russo, representando o partido Russia Unida, do TODOS O0S PUBLICOS
presidente Putin. A RT e a Sputnik amplificam regularmente GLOBAIS.

as declarac8es de Maria demonizando os Estados Unidos,

incluindo alegacBes de que ela foi processada por causa da

cor de seu cabelo, que foi escravizada ou que as autoridades americanas “encheram” as prisioneiras com

hormonios para transforma-las “em monstros obesos” para impedir que elas fizessem rebelies.

SPUTNIK E O SITE INTERMEDIARIO (PROXY) NEW EASTERN OUTLOOK (NEO)

A Sputnik também apresentou conteddo de outro site intermediario (proxy) russo, o New Eastern Outlook

(NEO). NEO é uma publicagdo pseudo-académica dirigida e controlada pelo Russian Foreign Intelligence

Service/SVR (Servico de Inteligéncia Estrangeira da Russia). Além de disseminar narrativas distorcidas

em apoio aos objetivos estratégicos mais amplos do Kremlin, espalha desinformacdo e propaganda com

0 objetivo de minar a confianca nas vacinas contra a Covid-19 de EUA, Reino Unido e Europa. O NEO
combina visdes de académicos russos pro-Kremlin com os de tedricos da conspiracao e criticos da politica

dos EUA. Alguns exemplos da Sputnik amplificando o contetido NEO sgo:

O Em 2015, a Sputnik fez a cobertura de pelo menos dois artigos do NEO acusando os Estados Unidos

de proteger e apoiar jihadistas no Oriente Médio.

O Em 2016, a Sputnik Turquia fez a cobertura de pelo menos dois artigos do NEO: um ampliou a

desinformacdo do NEO acusando a Otan e Kiev de apoiar o fascismo, enquanto outro fez uma

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

17


https://web.archive.org/web/20210516130733/https:/home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126
https://web.archive.org/web/20210516130733/https:/home.treasury.gov/news/press-releases/jy0126
https://web.archive.org/web/20210520174129/https:/fznc.world/
https://web.archive.org/web/20210520181148/https:/russian.rt.com/russia/news/698970-butina-veduschaya-strima-rtprekrasnaya-rossiya-bu
https://archive.is/z2khI
https://web.archive.org/web/20210520182255/https:/www.npr.org/2019/04/26/716799929/russian-agent-maria-butina-to-be-sentenced-in-federal-court-on-friday
https://web.archive.org/web/20210520182255/https:/www.npr.org/2019/04/26/716799929/russian-agent-maria-butina-to-be-sentenced-in-federal-court-on-friday
https://web.archive.org/web/20210520183405/https:/www.rt.com/news/471950-butina-interview-exclusive-video/
https://web.archive.org/web/20210520183748/https:/sputniknews.com/russia/201910261077155634-us-correctional-system-hell-slavery---maria-butina/
https://web.archive.org/web/20210520184445/https:/www.rt.com/russia/507910-maria-butina-prison-book-journal/
https://archive.is/hhMHk
https://web.archive.org/web/20210520192605/https:/tr.sputniknews.com/abd/201511031018778769-abd-suriye-rusya-isid/
https://web.archive.org/web/20210520192605/https:/tr.sputniknews.com/abd/201511031018778769-abd-suriye-rusya-isid/
https://web.archive.org/web/20210520193616/https:/tr.sputniknews.com/turkiye/201601051020029298-turkiye-abd-basini-isid-suriye-rusya-erdogan-hitler/
https://web.archive.org/web/20210520194333/https:/tr.sputniknews.com/rusya/201601041020006145-suudi-arabistan-nimr-idam-abd/

reportagem sobre um artigo do NEO sugerindo que a midia “ocidental” encobre deliberadamente as

violagdes dos direitos humanos no Oriente Médio.

O Em 2017, a Sputnik publicou um artigo da NEO alegando que a UE e a Otan falharam nos paises do

bloco oriental, que agora estdo se voltando para a Russia em busca de apoio.

O Em 2018, a Sputnik Turquia espalhou desinformacdo por oficiais militares russos alegando
falsamente que os Estados Unidos testaram substancias téxicas sob o pretexto de testes de drogas

em pessoas na Gedrgia e citou um artigo da NEO para apoiar essa alegacdo fabricada.

O Em 2019, a Sputnik Mundo citou um artigo do NEO alegando que uma busca de litio nos EUA estava

por tras de um golpe na Bolivia.

O PAPEL DA RT E DA SPUTNIK NA DISSEMINAGAO DE DESINFORMAGAO E
PROPAGANDA SOBRE A COVID-19

ART e a Sputnik tém desempenhado um papel fundamental na disseminacdo de desinformacgdes

relacionadas a Covid-19. Suas reportagens tém promovido teorias da conspiracdo e semeado
desinformacdo sobre as vacinas ocidentais, a0 mesmo tempo em que promoviam a vacina Sputnik V,
fabricada na Russia. A promogdo por parte da RT e da Sputnik acerca de narrativas de desinformacdo
relacionadas a Covid-19 também tenta minar a confianga entre os cidaddos e seus governos. Por exemplo,
a RT apresentou histérias sobre supostas divisdes entre aliados europeus durante a pandemia e destacou

protestos anti-Covid-19 contrariando medidas de satde do governo em Alemanha, Italia, Austria e Holanda

como atos de “desobediéncia civil’. A Sputnik Franga afirmou que a gestdo da pandemia e da distribui¢do
de vacinas feita pela Unido Europeia foi um desastre. A World Health Organization/WHO (Organizacao
Mundial da Saude) suscitou preocupacao sobre uma “infodemia” de desinformacdo em torno da pandemia
da Covid-19, alertando que a rapida disseminac¢do de desinformacdo e mentiras nocivas “corrdi a prépria

coesdo social que sustenta os sistemas e as instituicdes de salide que apoiam o bem-estar."

As narrativas da RT e da Sputnik minando as vacinas contra a Covid-19 americanas e europeias

enguanto promovem vacinas russas sao contraproducentes e prejudiciais a saude publica global. De
acordo com varios estudos, a cobertura sobre Covid-19 da RT direcionada ao publico estrangeiro difere
significativamente de sua cobertura em russo. A analise da RFE/RL mostrou que “quando se trata de
mensagens sobre Covid-19, a RT (...) diz todas as coisas certas sobre prevencdo, a importancia das
mascaras e vacina¢do para seu publico de lingua russa, mas divulga teorias da conspiracdo e falsidades
sobre coronavirus em suas plataformas de lingua estrangeira, em inglés, alemdo, francés, espanhol e
arabe.” O canal on-line independente em russo Meduza descreveu a diferenca na cobertura como “mundos
a parte”, alegando que os oponentes russos da vacina produzida pelo pais costumam usar o conteddo em
idioma estrangeiro da RT para justificar seus pontos de vista. Meduza destacou o papel particularmente
notorio da RT DE na promogdo de “informacg8es ndo cientificas sobre a Covid-19” e no fornecimento de

uma plataforma para “convidados que sdo abertamente hostis a propria ideia de vacina¢ao”. A Novaya

18

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210520194333/https:/tr.sputniknews.com/rusya/201601041020006145-suudi-arabistan-nimr-idam-abd/
https://web.archive.org/web/20210520200338/https:/sputniknews.com/politics/201703181051715676-eastern-europe-eu-russia/
https://web.archive.org/web/20210520200933/https:/tr.sputniknews.com/rusya/201810041035522764-rusya-abd-gurcistan-igor-kirillov-vladimir-yermakov-new-eastern-outlook-gilead-sciences/
https://web.archive.org/web/20220119155051/https://mundo.sputniknews.com/20191123/arabia-saudi-america-latina-esta-litio-golpe-bolivia-1089418325.html
http://web.archive.org/web/20210423133152/https://de.rt.com/meinung/101094-ruecksichtslos-und-unmoralisch-die-machenschaften-der-gates-stiftung/
http://web.archive.org/web/20210225215651/de.rt.com/international/102572-italienische-abgeordnete-fordert-verhaftung-von/
http://web.archive.org/web/20210423134806/https://www.rt.com/news/514214-astrazeneca-france-germany-eu-legal-action/
http://web.archive.org/web/20210423134806/https://www.rt.com/news/514214-astrazeneca-france-germany-eu-legal-action/
http://web.archive.org/web/20210423135635/https://www.rt.com/news/513443-german-court-covid-lockdown-unconstitutional/
http://web.archive.org/web/20210201122209/https://www.rt.com/op-ed/512896-lockdowns-italy-bars-restaurants-civil-disobedience-reopen/
https://web.archive.org/web/20210512210911/https://twitter.com/RT_com/status/1355979164055195656
http://web.archive.org/web/20210423144026/https://www.rt.com/news/513592-netherlands-riots-curfew-arson/
http://web.archive.org/web/20210126062555/fr.sputniknews.com/actualite/202101211045110990-lunion-europeenne-a-ete-catastrophique-sur-la-crise-sanitaire-video/
https://web.archive.org/web/20211102001841/https://www.rferl.org/a/opposing-rt-narratives-covid/31530613.html
https://web.archive.org/web/20211111125606/https://meduza.io/en/feature/2021/11/11/the-two-faces-of-rt-s-coronavirus-propaganda?utm_source=email&utm_medium=briefly&utm_campaign=2021-11-11
https://web.archive.org/web/20211111145451/https://novayagazeta.ru/articles/2021/11/05/ukoly-propagandy

Gazeta, que investigou a RT Franca, chegou a conclusGes semelhantes, demonstrando como o canal se
concentrava em criticar as restrices relacionadas a pandemia de Covid-19 no exterior, ignorando ou
aprovando restricdes comparaveis impostas por autoridades russas no mercado interno. Em setembro

de 2021, o YouTube excluiu duas contas associadas a RT DE por violar a politica de desinformacdo sobre
Covid da empresa. Em dezembro de 2021, o YouTube derrubou novamente um canal afiliado a RT DE que
a RT criou na tentativa de contornar as exclus@es de setembro. Em resposta as eliminacdes, o Ministério
das Rela¢bes Exteriores da Russia espalhou desinformacdo culpando as autoridades e a midia alemds por
supostamente conspirarem contra a RT DE e ameacou jornalistas alemaes na Russia dizendo: “Certamente
havera uma resposta adequada da RuUssia. Ha muitos jornalistas alemdes trabalhando Ia que atualmente

estdo muito confortaveis.”

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacéo e propaganda da Russia 19


https://web.archive.org/web/20211111145451/https://novayagazeta.ru/articles/2021/11/05/ukoly-propagandy
https://web.archive.org/web/20211115084714/https://www.theguardian.com/technology/2021/sep/29/youtube-deletes-rts-german-channels-over-covid-misinformation
https://archive.md/LkXQW
https://web.archive.org/web/20211216152904/https:/www.themoscowtimes.com/2021/12/16/rt-launches-247-german-channel-amid-tensions-a75837
https://web.archive.org/web/20211001041845/https://www.mid.ru/en/foreign_policy/news/-/asset_publisher/cKNonkJE02Bw/content/id/4872544
https://web.archive.org/web/20220103144234/https:/www.novinite.com/articles/213038/Germany+has+Banned+the+Russian+channel+RT

CONCLUSAO

Ogoverno russo tenta obscurecer o papel da RT e da Sputnik como instrumentos-chave de
desinformacéo e propaganda de Estado. O Kremlin alega uma falsa equivaléncia entre a RT e

a Sputnik, que sdo dirigidas pelo Estado, e outras organiza¢8es de midia com financiamento publico,
transparentes e jornalisticamente independentes, mas as diferencas sdo gritantes. As autoridades russas
estdo significativamente envolvidas no processo de tomada de decisdo relacionado aos funcionarios e as
politicas editoriais das agéncias de noticias. Além disso, a RT e a Sputnik sdo muito menos transparentes
sobre sua gestdo e estruturas financeiras do que a midia internacional financiada publicamente. Mais
importante ainda, a RT e a Sputnik desempenham um papel importante no ecossistema de desinformacdo
e propaganda da Russia como canais globais para as falsas alegacdes do Kremlin e ao interagir com outros

pilares importantes do ecossistema.

InformacBes de codigo aberto ndo sigilosas que ilustram as atividades da RT e da Sputnik estao
prontamente disponiveis para governos e o publico em geral. Esses meios de comunica¢do nao sdo
comparaveis aos meios de comunicacao internacionais independentes. Em vez de fornecer relatérios
objetivos e baseados em fatos, a RT e a Sputnik operam como mensageiros globais de desinformacdo e
propaganda do governo russo financiados pelo Estado. O Kremlin usa esses meios de comunicagdo na
tentativa de obter vantagem politica quando a Russia ndo se beneficia da verdade. Os estudos de caso
deste relatdrio incluidos como anexos demonstram como o Kremlin usou esses meios para interferir nas

eleicBes, minar a democracia e ameacar a ordem internacional baseada em regras.

20

Centro de Engajamento Global



ANEXO 1: MEIOS DE COMUNICAGAO FINANCIADOS PELO
GOVERNO RUSSO

O sumario abaixo descreve as rela¢gdes entre os varios meios de comunicacao financiados pelo

governo russo.

ROSSIYA SEGODNYA :Em 9 de dezembro de 2013, o presidente Putin emitiu um decreto do
Executivo liquidando a agéncia de informacdo estatal russa RIA Novosti e a emissora de radio estatal
russa Golos Rossii (Voz da Russia, em traducdo livre). O decreto estipulava que toda a propriedade das
entidades dissolvidas seria transferida para a recém-formada agéncia de noticias internacional estatal
Rossiya Segodnya (Russia Today em traducao livre, mas é separada da RT), cujo objetivo declarado é
fornecer informac@es sobre a politica estatal e a vida publica na Russia para o publico no exterior. De
acordo com o decreto, todos os direitos de fundador da RIA Novosti para as varias organizacdes que
ela criou, como a TV-Novosti, também foram transferidos para a Rossiya Segodnya. Rossiya Segodnya
é a empresa controladora da Sputnik, a RIA Novosti (reconstituida — veja abaixo) e a TV-Novosti, por
relagdo com a RIA Novosti. Em 2013, a RT alegou que a Rossiya Segodnya “ndo sera de forma alguma

relacionada ao canal de televisao RT".

Lideranca: Dmitriy Kiselyov — diretor-geral; Margarita Simonyan — editora-chefe;

Galina Kozhina — primeira diretora-geral adjunta; Sergey Kochetkov — primeiro vice-editor-chefe?

SPUTNIK :A Sputnik é o principal projeto/marca da Rossiya Segodnya voltado para o publico
estrangeiro. A agéncia de noticias executa transmissées de radio, sites e canais de midias sociais
em mais de 30 idiomas. E o substituto do servico de noticias internacionais da RIA Novosti e Golos

Rossii apos o decreto do Executivo de 2013 que liquidou os dois. O site da Rossiya Segodnya afirma

que a Sputnik foi criada em novembro de 2014 “com a participacdo de Margarita Simonyan”. As vezes
Margarita é referida como editora-chefe da Sputnik; no entanto, o site da Sputnik ndo a lista como
funcionaria. Portanto, esse link é provavelmente feito devido ao seu papel como editora-chefe da

controladora Rossiya Segodnya.

Lideranca: Anton Anisimov — editor-chefe; Andrey Blagodyrenko — chefe da Sputnik em paises

vizinhos da Russia; Tural Kerimov — chefe da Sputnik em paises ndo pertencentes a CEl; Aleksey Orlov

— chefe da Sputnik para o publico de lingua russa.

RIA NOVOSTI:Originalmente uma agéncia de noticias estatal fundada em 1941, mas liquidada em

2013 por um decreto do Executivo. Rossiya Segodnya manteve o nome RIA Novosti e a reestruturou

para ser o principal projeto/marca da Rossiya Segodnya visando o publico doméstico.

Lideranca: Dmitriy Kiselyov — diretor-geral; Margarita Simonyan — editora-chefe; Dmitriy Gornostayev

— chefe da Ria Novosti; Anna Gavrilova — chefe do site ria[.Jru

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

21


https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20210126041734/https://www.rt.com/news/ria-novosti-overhaul-putin-960/
https://web.archive.org/web/20210506120413/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/executive_team/
https://web.archive.org/web/20211208210603/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/management/
https://web.archive.org/web/20210505221130/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/sputnik/
https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20210506120413/https://xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/executive_team/
https://web.archive.org/web/20210205215057/https://svpressa.ru/persons/margarita-simonyan/
https://web.archive.org/web/20210428134052/https://sputniknews.com/docs/about/index.html
https://web.archive.org/web/20211208210603/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/management/
https://web.archive.org/web/20190712003838/http:/static.kremlin.ru/media/acts/files/0001201312090003.pdf
https://web.archive.org/web/20210428002151/https://ria.ru/docs/about/structure.html
https://web.archive.org/web/20211208210603/https:/xn--c1acbl2abdlkab1og.xn--p1ai/management/

TV-NOVOSTI :Fundada em abril de 2005 pela RIA Novosti, a agéncia internacional de informac&o
estatal russa. E a empresa controladora da RT. Além da RT, a TV-Novosti opera a agéncia de noticias
em video Ruptly, o site multilingue Russia Beyond (anteriormente Russia Beyond the Headlines) e o
site em russo KUB. De acordo com o meio de comunicacdo independente Proekt, o filho de Alexsey

Gromov, também chamado Alexsey Gromoyv, € o gerente da KUB.

Lideranca: Aleksey Nikolov — diretor-geral; Margarita Simonyan — editora-chefe. De acordo com um

documento do governo russo de 2021, a TV-Novosti tem uma nova empresa controladora a partir de
agosto de 2020: a Association for the Development of International Journalism/ADI] (Associacdo para

o Desenvolvimento do Jornalismo Internacional). A ADI] foi fundada em 2019 por Margarita, Nikolov e
algumas outras pessoas fisicas descritas pelo meio de comunicagao independente russo Open Media

como associados da RT de Margarita.

RT (ANTERIORMENTE RUSSIA TODAY) :A RT comecou a transmitir em dezembro de 2005

e se desenvolveu em uma rede de canais de televisdo, sites e canais de midias sociais publicando
contetdo em inglés, espanhol, francés, arabe, alemao e russo. A RT foi criada pela TV-Novosti, que foi
fundada pela RIA Novosti. A rede da RT também inclui uma agéncia de noticias irmd, Ruptly, que detém

a totalidade da Redfish e é dona de 51% da Maffick Media GmbH, antes de se tornar uma Sociedade

de Responsabilidade Limitada dos EUA. Redfish é uma [start-up] criadora de conteudo digital voltado
para a esquerda politica ocidental. Maffick é uma agéncia de noticias que hospeda uma variedade de

paginas on-line, como In The Now, SoapBox e Waste-ED.
Lideranca: Margarita Simonyan — editora-chefe; Aleksey Nikolov — diretor administrativo

Embora a Rossiya Segodnya ndo identifigue a RT como sua afiliada, as duas entidades estdo vinculadas
através de sua lideranca compartilhada e através da RIA Novosti, a fundadora original da organizacao
ndo comercial autdbnoma TV-Novosti, a entidade estatal russa responsavel pelas transmissoes

mundiais da RT.

22

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210505202122/https:/www.list-org.com/company/752336/show/founders_history
https://web.archive.org/web/20210506064728/https://www.rt.com/about-us/contact-info/
https://web.archive.org/web/20211019043645/https://www.ruptly.tv/en/about-ruptly
https://web.archive.org/web/20210505211246/https:/rkn.gov.ru/mass-communications/reestr/media/?id=620169
https://web.archive.org/web/20210604202110/https://kub.media/about/
https://archive.md/I1RCD
https://ia601403.us.archive.org/2/items/ul-1057746595367-20210506162126/ul-1057746595367-20210506162126.pdf
https://web.archive.org/web/20210228124841/http://static.government.ru/media/files/cZAQ77udgkcQAUT8RIEE3ZvA44bYbpHO.pdf
https://ia601403.us.archive.org/2/items/ul-1057746595367-20210506162126/ul-1057746595367-20210506162126.pdf
https://ia601409.us.archive.org/35/items/ul-1197700007350-20210506164019/ul-1197700007350-20210506164019.pdf
https://web.archive.org/web/20210505204844/https:/ria.ru/20051216/42529984.html
https://web.archive.org/web/20210506235822/https://www.ruptly.tv/en/about-ruptly
https://web.archive.org/web/20210507000148/https://redfish.media/about-us/
https://web.archive.org/web/20210928135400/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://web.archive.org/web/20210103105356/https://www.rt.com/about-us/management/
https://web.archive.org/web/20210126041734/https://www.rt.com/news/ria-novosti-overhaul-putin-960/

CRONOGRAMA DE CRESCIMENTO DA RT

2004 » Revolucdio Laranja na Ucrdnia

2005 p» Primeira transmissdo em inglés

2007 » Lancamento do canal do YouTube

2007 » Lancamento do canal de lingua arabe

2008 Guerra da Gedrgia

2009 » A rede Russia Today muda seu nome para RT

2009 Lancamento do canal em espanhol

2010 O canal RT America comeca a transmitir de seu estidio em Washington, DC
2011 p Primavera Arabe

S O RTDoc, canal de documentarios da RT, comeca sua transmissdo

ininterrupta em inglés


https://web.archive.org/web/20210527130305/https://ria.ru/20070504/64916151.html
https://web.archive.org/web/20210505204844/https:/ria.ru/20051216/42529984.html
https://web.archive.org/web/20210201215540/https://www.youtube.com/c/RT/about
https://web.archive.org/web/20210527130457/https://www.rt.com/news/rt-spannish-version-launch/
https://web.archive.org/web/20210120070430/https://www.rt.com/about-us/history/
https://web.archive.org/web/20210120070430/https://www.rt.com/about-us/history/

2012

2013

2013 p»

2014 »

2014 »

2014 »

ANISY 2

2017 »

A RT comeca a fazer reportagens em russo

A RT lanca a Ruptly, agéncia de noticias de video global de servico

completo

Euromaidan

Invasdo Russa da Ucrénia e anexacgdo ilegal da Crimeia

ART lanca canal com sede no Reino Unido

Lancamento do RT Deutsch, site em alemdo

Lancamento do RT en Francais - plataforma on-line da RT em

francés

ART lanca canal em francés


https://web.archive.org/web/20210527131608/https://www.rt.com/news/413559-rt-france-broadcasting-launch/
https://web.archive.org/web/20210120070430/https://www.rt.com/about-us/history/
https://web.archive.org/web/20210120070430/https://www.rt.com/about-us/history/
https://web.archive.org/web/20210527131301/https://russian.rt.com/article/56799
https://web.archive.org/web/20210120070430/https://www.rt.com/about-us/history/
https://web.archive.org/web/20210527131133/https://russian.rt.com/about

RUPTLY :ART lancou a Ruptly em abril de 2013, mas o veiculo de comunicacio aderiu oficialmente ao

Registro Comercial Alemdo em julho de 2012 e criou sua pagina no YouTube em novembro de 2012. A
Ruptly se descreve como uma “agéncia de noticias que fornece conteudo visual de noticias em tempo

real e de arquivo para todas as midias.” Ha uma sobreposicdo significativa entre a Ruptly e outros veiculos
ligados a TV-Novosti. A Ruptly surgiu do projeto FreeVideo da RT, que a RT lancou em 2009, mas ndo esta

mais em operacao. Em 2018, a Unidade de Verificacdo Ruptly, que faz parte do veiculo que afirma ser

dedicado a videos de checagem de fatos, se fundiu e absorveu uma filial da RT, chamada RT Digital, que

investigava fontes de noticias.

ART e a Ruptly também compartilham funcionarios. O fundador e primeiro diretor da Ruptly, Denis Trunov,

também foi o primeiro diretor da RT Deutsch.? A atual chefe da Ruptly é Dinara Toktosunova, que também

é a diretora da RT DE. Xenia Fedorova é chefe da RT Franca desde sua estreia em 2017 e também foi chefe

da Ruptly de 2015 até o inicio de 2017, quando Toktosunova assumiu.?®

A Redfish afirma que a Ruptly é sua empresa controladora e oficialmente esta registrada como perten-
cente a Ruptly; no entanto, a RT também chamou a Redfish de “projeto de conteldo digital” da RT. Tanto a
Ruptly quanto a Redfish estdo localizadas em Berlim e, até 2021, quando a Maffick fechou seu escritério em
Berlim, Ruptly, Redfish e Maffick Media compartilhavam o mesmo endereco. O site da Ruptly afirma que foi
fundada “para atuar como uma organizagdo independente com financiamento privado e agéncia coligada
da RT", enquanto o site da Redfish afirma que a Ruptly &€ “uma agéncia de noticias de propriedade da RT".
No site da RT, a Ruptly é descrita como “a agéncia de video da RT". Essa discrepancia pode ser um indicador

de falta de independéncia organizacional.

Assim como a RT e a Sputnik, a Ruptly se apresenta como um veiculo independente da influéncia do Krem-
lin, e a conexdo entre a Ruptly e a TV-Novosti pode ndo ser ¢bvia para o consumidor médio de noticias.
Varias empresas ocidentais usaram as imagens da Ruptly e, de acordo com a Tubular Labs, foi a agéncia

de noticias mais assistida no YouTube em 2020. Em 2021, Ruptly foi finalista da competicdao de Agéncia de

Noticias do Ano da International Broadcasting/AIB (Associacdo de Radiodifusdo Internacional), sediada no
Reino Unido. Aleksey Nikolov, diretor administrativo da RT e diretor geral da TV-Novosti, foi 0 ex-presidente
da AIB de 2016-2018 e membro do Comité Executivo de 2018 a 2020. Nikolov também foi juiz dos prémios

anuais da AIB durante 10 dos 11 anos de existéncia da associacao.

MAFFICK :A Mafick é um veiculo de comunicagdo que hospeda uma variedade de paginas on-line, inclu-

indo In The Now, SoapBox e Waste-ED. A Maffick foi originalmente registrada na Alemanha como Maffick
Media GmbH, onde compartilhava o mesmo endereco comercial da Ruptly e da Redfish. A Ruptly detinha
51% da Maffick Media GmbH antes de se tornar uma Sociedade de Responsabilidade Limitada dos EUA.

Apesar de tirar "Media” (midia, em traducdo livre) de seu nome, a Maffick manteve muitas das mesmas

paginas que administrava como subsidiaria da Ruptly, continua usando enderecos de e-mail com o nome

“Maffick Media” e administra uma pagina on-line sob o nome de um programa de opinido da RT. Durante

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

25


https://web.archive.org/web/20211011092713/https:/aib.org.uk/rt-launches-ruptly-full-service-global-video-news-agency/
https://web.archive.org/web/20211207215239/https:/opencorporates.com/companies/de/F1103R_HRB140522
https://web.archive.org/web/20201031094247/https:/www.youtube.com/user/RuptlyTV/about
https://archive.is/1xLbj
https://archive.md/2WeDD
https://web.archive.org/web/20211207204514/https:/www.journalism.co.uk/news/networks-offered-free-footage-from-english-language-russian-channel/s2/a536084/
https://web.archive.org/web/20140531110331/https:/www.rbth.com/international/2013/04/19/russia_today_launches_an_agency_to_rival_cnn_and_reuters_25225.html
https://web.archive.org/web/20211206085522/https:/vu.ruptly.tv/en/about-us/
https://web.archive.org/web/20211011092658/https:/www.thedrum.com/profile/ruptly/news/ruptly-expands-video-verification-efforts-with-rt-digital-merger
https://archive.md/VnPic
https://web.archive.org/web/20210507000148/https://redfish.media/about-us/
https://web.archive.org/web/20211126013436/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://web.archive.org/web/20210916114822/https:/www.rt.com/news/535004-redfish-blocked-instagram-facebook/
https://web.archive.org/web/20211126013436/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://web.archive.org/web/20210506235822/https://www.ruptly.tv/en/about-ruptly
https://web.archive.org/web/20210507000613/https://redfish.media/the-journey-begins/
https://web.archive.org/web/20211125234436/https:/www.rt.com/news/513764-ruptly-most-watched-youtube-2020/
https://web.archive.org/web/20211118193808/https:/mediacentre.ruptly.tv/ruptly-most-watched-youtube-2020/
https://web.archive.org/web/20211118195041/https:/mediacentre.ruptly.tv/ruptly-makes-the-shortlist-for-aib-news-agency-of-the-year-2021/
https://web.archive.org/web/20210823185503/https:/theaibs.tv/alexey-nikolov-managing-editor-rt/
https://web.archive.org/web/20210823185503/https:/theaibs.tv/alexey-nikolov-managing-editor-rt/
https://web.archive.org/web/20211207212937/https:/aib.org.uk/tag/alexey-nikolov/
https://web.archive.org/web/20211207212937/https:/aib.org.uk/tag/alexey-nikolov/
https://web.archive.org/web/20211029114902/https:/theaibs.tv/judges-2021/
https://web.archive.org/web/20211102170337/https://wearemaffick.com/
https://web.archive.org/web/20211126013436/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://web.archive.org/web/20211126013436/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://web.archive.org/web/20210928135400/https:/securingdemocracy.gmfus.org/russias-network-of-millennial-media/
https://www.govinfo.gov/app/details/USCOURTS-cand-3_20-cv-05222/summary
https://digitalcommons.law.scu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=3461&context=historical

uma disputa com o Facebook, um tribunal dos EUA considerou que a Maffick ndo conseguiu demonstrar
que provavelmente seria capaz de provar que um rétulo de “midia controlada pelo governo Russia” colo-
cado nas paginas da Maffick no Facebook era falso. A Maffick se registrou sob a Lei de Registro de Agentes
Estrangeiros (Fara, na sigla em inglés), e seus documentos incluem informacdes sobre US$ 5,6 milhdes
em transferéncias da TV-Novosti para a Maffick desde outubro de 2019. Os documentos da Fara sobre a
Maffick também mostram que o contrato entre a Maffick e a TV-Novosti afirma que “a lei substancial da
Federacao Russa se aplica” ao acordo deles e “todas as disputas, desacordos ou reivindica¢cdes” estdo “su-
jeitos a resolu¢do no Tribunal de Arbitragem Comercial Internacional na Camara de Comércio e Industria

da Federagdo Russa, de acordo com suas regras..”

ANEXO 2: ESTUDO DE CASO — A OCUPAGAO DA CRIMEIA
PELA RUSSIA EM 2014

O crescimento e o desenvolvimento da RT tém refletido mudancgas e reviravoltas na politica externa

do Kremlin. A empresa controladora do canal, TV-Novosti, foi fundada em abril de 2005 e a primeira

transmissdo da RT foi em dezembro de 2005. Ambos os eventos seguiram de perto a Revolugdo Laranja
da Ucrania, de novembro de 2004 a janeiro de 2005, que foi uma resposta a uma eleicao presidencial
fraudulenta que favoreceu o candidato preferido de Moscou, Viktor Yanukovich. A revolu¢do terminou
apo6s um segundo turno vencido por Viktor Yushchenko. A revolugdo resultou em intenso escrutinio do
envolvimento da Russia nos assuntos internos da Ucrania, tanto por parte da comunidade internacional
guanto da midia. Alguns especularam que um dos principais objetivos da RT, ou Russia Today, como era

chamada na época, era melhorar a imagem da RUssia, que ficou manchada durante a Revolug¢do Laranja.

A RT, entdo, se adaptou as mudancas nas politicas do governo russo. A editora-chefe, Margarita Simonyan,
mencionou em abril de 2012 que o desempenho da RT durante a invasdo russa da Georgia em 2008 foi
uma licdo importante sobre se poderia servir ao proposito de influenciar o espa¢o de informacgao ndo
russo com pontos de discussdo do Kremlin. Ficou claro que havia fracassado, o que provavelmente levou a

RT a se transformar com a ajuda de uma empresa de relac8es publicas logo apds a guerra.

Os principais eventos politicos na Ucrania ocorreram mais uma vez ao mesmo tempo que grandes
mudancas na midia estatal russa. Apés o inicio da Revolugao [da Praga] Maidan da Ucrania, em novembro
de 2013, o presidente Putin liguidou a RIA Novosti, uma agéncia de noticias estatal fundada em 1941,

e a Golos Rossii (Voz da Russia), uma estacdo de radio fundada em 1929. O decreto de dezembro de
2013 estipulava que todos os ativos dos meios de comunicagao dissolvidos seriam transferidos para a
recém-formada agéncia de noticias estatal internacional Rossiya Segodnya. Antes de ficar sob o controle
da Rossiya Segodnya, a RIA Novosti informou que “a medida € a mais recente de uma série de mudangas
no cenario de noticias da Russia, que parecem apontar para uma pressdo do controle estatal no setor

de midia ja fortemente regulamentado”. Dois meses apds a assinatura desse decreto, a Russia invadiu a

26

Centro de Engajamento Global


https://www.govinfo.gov/app/details/USCOURTS-cand-3_20-cv-05222/summary
https://search.justice.gov/search?affiliate=justice_fara&sort_by=&query=maffick
https://search.justice.gov/search?affiliate=justice_fara&sort_by=&query=maffick
https://web.archive.org/web/20210507144309/https://vypiska-nalog.com/reestr/7704552473-ano-tv-novosti-5367
https://web.archive.org/web/20210503165538/https://rtd.rt.com/stories/rt-celebrates-15-years-on-air/
https://web.archive.org/web/20210429143713/https://foreignpolicy.com/2005/12/01/spinning-russia/
https://web.archive.org/web/20210504023036/https:/www.kommersant.ru/doc/1911336
https://web.archive.org/web/20180323084559/http:/www.europeanvalues.net/wp-content/uploads/2017/09/Overview-of-RTs-Editorial-Strategy-and-Evidence-of-Impact-1.pdf
https://web.archive.org/web/20210427214831/https://www.bbc.com/news/world-europe-25309139
https://web.archive.org/web/20130928023413/http://rianovosti.com/docs/about/novosti.html
https://archive.is/1wJgs
https://archive.is/sWqVx#selection-685.0-685.178

Ucrania e a RT comecou a transmitir a desinformagdo do Kremlin

para o mundo.

NEGAQAO DO ENVOLVIMENTO MILITAR RUSSO

A RT desempenhou um papel importante na tentativa de influenciar
0 publico estrangeiro em apoio a invasdo da Ucréania e futura
ocupacdo da Crimeia por parte da RUssia. Enquanto Putin e outros
lideres do governo negaram a presenca militar russa na Ucrania, a
RT promoveu os pontos de discussao do Kremlin através de uma
cobertura de eventos falsa, enganosa e tendenciosa. A maior parte
da midia internacional relatou as negacdes iniciais do Kremlin de
qualquer presenca militar russa e a equilibrou com a cobertura da

presenca de tropas russas criveis e bem documentadas. Quando

Putin finalmente admitiu que havia tropas russas na Crimeia,

a RT apresentou suas declara¢des sem qualquer contexto. A

RT repetidamente chamou a presenca militar russa de “forcas

de autodefesa” e a peca de propaganda da RT simplesmente
postou varias fotos de moradores posando com os soldados
acompanhadas de cita¢gdes positivas. O veiculo também relatou a
afirmacao enganosa de Putin de que ele nunca negou a presenca

das tropas russas, sem mencionar que, de fato, disse que ndo havia

forcas russas na Crimeia. Uma revisdo das reportagens da RT sobre
a presenca de tropas russas na Ucrania mostra que seu contetido

seguiu diligentemente os pontos de discussao do Kremlin.

FASCISMO E NEONAZISMO

Em uma provavel tentativa de prejudicar a reputa¢do dos ativistas
da Revolucdo [da Praga] Maidan, da lideranca ucraniana e das
Forcas Armadas ucranianas aos olhos dos aliados da Ucrania e
da populacdo russa, o Kremlin impulsionou a narrativa de que

0 neonazismo estava desenfreado na Ucrania antes, durante

e apos a anexag¢do da Crimeia. Antes da interven¢do militar, a
RT comecou a publicar matérias sobre um suposto nazismo na

Ucrania. Em 22 de fevereiro, a pagina inicial da RT publicou uma

matéria, “Vou lutar contra judeus e russos até morrer: militantes

de direita ucranianos gue buscam o poder”. No dia seguinte, a

pagina inicial apresentava a manchete: “Monumento aos soldados

que morreram libertando a Ucrania dos nazistas depostos”. Em 26

de fevereiro, a pagina inicial apresentava outra histéria intitulada

A RUssSIA
OFUSCOU

SEU PAPEL
NA CRIMEIA
E NO LESTE
DA UCRANIA
PARA MITIGAR
A REACAO
INTERNACIONAL
E IMPEDIR

O APOIO A

UCRANIA,

ENQUANTO
AUMENTAVA O
APOIO PUBLICO
RUSSO A
INTERVENCAO
MILITAR

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

27


https://archive.is/rwShv
https://web.archive.org/web/20210402172307/https://www.rt.com/news/crimea-defense-russian-soldiers-108/
https://web.archive.org/web/20210211073252/https://www.rt.com/news/self-defense-oath-crimea-962/
https://web.archive.org/web/20200110134134/https://www.rt.com/news/ukraine-military-russia-resign-437/
https://web.archive.org/web/20210310141056/https://www.rt.com/news/ukraine-crimea-photos-tweets-434/
https://web.archive.org/web/20211003094618/https://www.rt.com/news/crimea-defense-russian-soldiers-108/
https://web.archive.org/web/20160306040540/https://www.npr.org/sections/thetwo-way/2014/03/04/285653335/putin-says-those-arent-russian-forces-in-crimea
https://web.archive.org/web/20140130141223/http:/rt.com/op-edge/west-double-standards-ukraine-russia-403/
https://web.archive.org/web/20201105060047/https:/www.usnews.com/news/articles/2014/04/01/behind-russias-neo-nazi-propaganda-campaign-in-ukraine
https://web.archive.org/web/20140222211557/http:/rt.com/
https://web.archive.org/web/20140222212328/http:/rt.com/news/ukraine-right-sector-militants-210/
https://web.archive.org/web/20140222212328/http:/rt.com/news/ukraine-right-sector-militants-210/
https://web.archive.org/web/20140223222829/http:/rt.com/
https://web.archive.org/web/20140223223951/http:/rt.com/news/war-monument-toppled-ukraine-351/
https://web.archive.org/web/20140223223951/http:/rt.com/news/war-monument-toppled-ukraine-351/
https://web.archive.org/web/20140226054929/http:/rt.com/

“Tendéncia alarmante na Ucrania: monumentos histéricos derrubados, simbolos nazistas disseminados’.

Essas historias promulgaram a falsidade de que os ucranianos apoiavam o nazismo e o fascismo. Essa
campanha de cobertura continuou ao longo do ano em locais de destaque no site da RT. A reportagem foi
tdo tendenciosa que o Escritorio de Comunicagdes do Reino Unido, conhecido como Ofcom, descobriu que

varias reportagens da RT UK “ndo conseguiram manter a devida imparcialidade” e ameacou aplicar sancoes

contra o veiculo. Essa narrativa neonazista grosseiramente exagerada, que o Kremlin continua a vender

hoje, é projetada para conseguir apoio publico dentro e fora do pais para a ideia de que a intervenc¢do

militar da Russia na Ucrania é justificada.

COBERTURA DA QUEDA DO MH17

A campanha de desinformag¢do mais desesperada da RT durante a crise da Ucrania veio apos a queda
do voo 17 da Malaysian Airlines (MH17), em 17 de julho de 2014, sobre o leste da Ucrania. Em 2018,
uma equipe de investigacdo conjunta liderada pela Holanda concluiu que um missil superficie-ar Buk
pertencente a 53° Brigada de Misseis Antiaéreos da Russia derrubou o avido. Em um esforco para
contrariar essa narrativa, a RT desenvolveu uma série de teorias alternativas para tentar colocar em
duvida os fatos. A RT promoveu a conspiragdo de que havia um controlador de trafego aéreo espanhol
no aeroporto da Ucrania que alegou que havia cacas ucranianos escoltando o voo da Malaysian Airlines
pouco antes de cair — uma teoria desmascarada pelo aeroporto. Putin também promoveu essa narrativa
em uma entrevista depois que se tornou amplamente conhecida como falsa. Além disso, a RT produziu
um documentario que apresentou varias teorias alternativas infundadas sobre a derrubada do MH17,
gue ainda esta disponivel em seu site. O “desrespeito aos fatos” na reportagem da RT sobre o voo levou
um de seus jornalistas a pedir demissao ao vivo. Uma pesquisa sobre “MH17" no site da RT no momento
da publicacdo mostra que a maioria das manchetes ainda apoia a posi¢do oficial do Kremlin de que os

militares russos n&do estavam envolvidos.

PUBLICO-ALVO DA RT PARA CONTEUDO FOCADO NA UCRANIA

Os dados apontam para uma estratégia clara da RT para atingir publicos ndo russos com mensagens

do Kremlin sobre a Ucrania. Um estudo de marco de 2015 mostrou que a maioria dos videos postados

no principal canal do YouTube em inglés da RT eram sobre a Ucrania. Os videos sobre a Ucrania
representaram 27% de todos os videos da RT e cerca de 27% das visualiza¢Bes. Para a RT Deutsch, como
a RT DE era conhecida na época, 43% dos videos e 42% das visualizacdes estavam focados no conflito na
Ucrania. Cerca de 40% dos videos e visualizacdes da conta do YouTube em francés da RT também eram
videos sobre a Ucrania. Em seus canais nos EUA, em espanhol e em arabe, no entanto, a RT ndo teve tanto
sucesso na promogdo de seus videos da Ucrania, que tiveram um desempenho inferior em comparacao

com videos sobre outros topicos, provavelmente devido ao baixo interesse do publico na Ucrania.

28

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20140226153643/http:/rt.com/news/ukraine-monuments-nazi-symbols-645/
https://web.archive.org/web/20210415212849/https:/www.ofcom.org.uk/__data/assets/pdf_file/0025/47635/obb266.pdf
https://www.theguardian.com/media/2014/nov/10/russia-today-ofcom-sanctions-impartiality-ukraine-coverage
https://archive.is/P3jm5
https://web.archive.org/web/20201108101812/https:/tass.com/politics/1036396
https://web.archive.org/web/20191220083133if_/https:/www.ofcom.org.uk/__data/assets/pdf_file/0027/158571/sanction-decision-rt.pdf
https://archive.md/Ce0dO
https://web.archive.org/web/20210220035905/https://www.bbc.com/news/world-europe-44235402
https://web.archive.org/web/20210430001012/https://actualidad.rt.com/actualidad/134299-bloquean-cuenta-acusaba-kiev-derribo-avion
https://web.archive.org/web/20210329164652/https://www.rferl.org/a/putin-debunked-spanish-air-traffic-controller-claims-oliver-stone-interview/28709936.html
https://web.archive.org/web/20210329164652/https://www.rferl.org/a/putin-debunked-spanish-air-traffic-controller-claims-oliver-stone-interview/28709936.html
https://web.archive.org/web/20210126131208/https://www.rt.com/shows/documentary/197540-mh-17-crash-ukraine/
https://archive.is/G9T8n
https://archive.is/IAj4d

ESFORGCOS DE ACOMPANHAMENTO E ELOGIOS DE PUTIN

A RuUssia ofuscou seu papel na Crimeia e no leste da Ucrania para mitigar a reacdo internacional e impedir
0 apoio a Ucrania, enquanto aumentava 0 apoio publico russo a interven¢do militar. A RT espalhou a
desinformacdo do Kremlin sob o pretexto de fazer jornalismo e criou confusdo sobre a verdade. Dando
continuidade ao trabalho que a RT fez no inicio da agressdo por parte da Russia contra a Ucrania, a Russia

expandiu suas operagdes e criou um meio de comunica¢do totalmente novo, a Sputnik, anunciada em 10

de novembro de 2014. A inauguracdo desse novo meio de propaganda ocorreu apenas dois dias antes de
a Otan avaliar que a Russia tinha enviado tropas e material militar para o leste da Ucrania. Putin novamente
solidificou a importancia que atribuiu ao papel da midia durante a invasdo da Ucrania e sinalizou a
participacao fundamental dela nas futuras acdes militares russas ao homenagear 300 jornalistas pela
“cobertura objetiva” dos eventos na Crimeia. Margarita, da RT, foi supostamente uma das ganhadoras do

prémio “Por servico a patria”.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacéo e propaganda da Russia 29


https://web.archive.org/web/20141212055433/https://www.bbc.com/news/world-europe-30040363
https://web.archive.org/web/20141212055433/https://www.bbc.com/news/world-europe-30040363
https://web.archive.org/web/20210319025626/https://www.bbc.com/news/world-europe-30025138
https://web.archive.org/web/20201024175619/https://www.themoscowtimes.com/2014/05/05/putin-awards-journalists-for-objective-crimea-coverage-a34996

ANEXO 3: ESTUDO DE CASO — ABATE DO CAGA-
BOMBARDEIRO RUSSO SU-24 EMm 2015

O utro exemplo que demonstra como a RT e a Sputnik servem como ferramentas para refletir e
ampliar as politicas do governo russo é a cobertura de 2015 do abate de uma aeronave militar russa
SU-24 por militares turcos depois que aquela aeronave invadiu o espaco aéreo da Turquia na fronteira com
a Siria. Antes do abate, o conteldo relacionado a Turquia da RT e da Sputnik ndo demonstrava uma agenda
clara, e as historias variavam em tom e conteldo. A politica editorial dos veiculos mudou drasticamente

assim que a postura de Moscou em relacdo a Ancara foi se tornando cada vez mais hostil.

Quando o presidente Erdogan se desculpou publicamente em junho de 2016 pelo incidente, a cobertura
da RT e da Sputnik sobre a Turquia refletiu essa reconciliacdo e a cobertura negativa foi amplamente

dissipada.

COBERTURA AMPLA ANTES DO ABATE

Em 24 de novembro de 2015, os militares turcos derrubaram um caca russo SU-24, alegando que a
aeronave havia violado o espaco aéreo turco. A RUssia argumentou que o jato foi derrubado sobre o

territdrio sirio e ndo representava ameaca para a Turquia. De acordo com o Wall Street Journal, anos antes

do incidente, a midia estatal russa descreveu a Turquia como um “destino de praia mais barato, uma fonte
de vegetais e roupas, e um parceiro confidvel em projetos de construcdo, incluindo as instalac8es olimpicas
premiadas de Sochi”. Uma publica¢do da Rand Corporation observou que “nos meses anteriores ao ataque
(...) alguns artigos [na versdo em turco da Sputnik] criticavam a Turquia, alguns eram simpaticos e outros

eram neutros”.

Uma visdo geral qualitativa dos artigos relacionados a Turquia publicados no site da RT trés meses antes
da queda do avidao mostrou um resultado semelhante. O tom do conteldo variou desde pecas criticas
acusando a Turquia de apoiar terroristas a matérias positivas sobre a participa¢cdo do presidente Erdogan
na abertura de uma mesquita em Moscou. Um artigo sobre a incursdo russa acidental de 3 de outubro de
2015 no espago aéreo turco retratou a Turquia como um parceiro compreensivo. Citou Ahmet Davutoglu,
primeiro-ministro da Turquia na época, dizendo: “Ndo ha tensdo entre a Turquia e a RUssia nesse sentido.

Isso foi um erro, eles respeitam as fronteiras da Turquia e isso ndo vai acontecer novamente.”

COBERTURA SE TORNA HOSTIL PARA REFLETIR A LINHA DO KREMLIN

O presidente Putin descreveu o abate de novembro de 2015 como uma “punhalada nas costas por
cumplices de terroristas” e acusou a Turquia de financiar o Estado Islamico (El) através de compras de
petréleo. Putin também alegou que o governo turco estava promovendo a “islamiza¢do” dentro da Turquia,
alertando que os turistas russos que visitam a Turquia podem enfrentar riscos de seguranca. Para refletir
essa nova postura agressiva do Kremlin, a RT e a Sputnik mudaram significativamente suas narrativas de
propaganda relacionadas a Turquia, de acordo com varios estudos e funcionarios atuais e antigos da RT

entrevistados pelo Oxford Internet Institute (Instituto de Internet de Oxford).* Os participantes do estudo

30

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210428163628/https:/www.bbc.com/news/world-middle-east-34907983
https://archive.is/vqg3C
https://web.archive.org/web/20210428173645/https:/www.rand.org/content/dam/rand/pubs/perspectives/PE200/PE278/RAND_PE278.pdf
https://web.archive.org/web/20210428194024/https:/www.rt.com/op-ed/322483-isis-pol-pot-Khmer-Rouge/
https://web.archive.org/web/20210428194310/https:/www.rt.com/op-ed/313619-lebanon-protest-revolution-west/
https://web.archive.org/web/20210428194641/https:/www.rt.com/news/316327-moscow-mosque-largest-europe/
https://web.archive.org/web/20210428195237/https:/www.rt.com/news/320803-russian-jet-turkey-airspace/
https://archive.is/PeOeI
https://archive.ph/PBty1

do Instituto descreveram a mudanca na politica editorial da RT para “ficar em sintonia com as diretrizes do
Kremlin”. O estudo descreve como os membros da equipe “citaram mudancas nas narrativas da RT sobre
a Turquia” e observou que “a RT geralmente retratou a Turquia de uma maneira menos critica. Em 2015,
guando aviBes de guerra turcos atingiram uma aeronave militar russa enquanto sobrevoavam o territorio

sirio, a RT mudou sua narrativa e passou a apresentar a Turquia como inimiga”.

ART e a Sputnik imediatamente perceberam a acusacdo de Putin de que a Turquia apoiou o El através do

comércio de petrdleo, expandindo a narrativa para atingir especificamente o filho do presidente Erdogan,

Bilal. Um artigo da RT intitulado “Comércio de petroleo de Ancara com o EI" especulou “Bilal Erdogan esta
diretamente envolvido no negdcio de petrdleo do mercado negro com o Estado Islamico” e apresentou o
que descreveu como “fotos de (...) Bilal jantando em um restaurante de Istambul com um suposto lider do

El" EUvsDisinfo mais tarde desmascarou essa falsa alegacdo.

Uma amostra de outras manchetes da RT que promovem a carga inflamatéria de Putin incluem:

O “Ancara defende o El, autoridades turcas tém interesse financeiro no comércio de petréleo com

grupo — PM MedvedeV”

O “RuUssia apresenta prova do papel da Turquia no comércio de petréleo do EI”

O ‘Russia diz que Erdogan e sua familia na Turquia estdo envolvidos no comércio ilegal de petréleo do
Ell!

O “Ird pronto para apresentar prova do comércio de petréleo da Turquia com o El — oficial de Teerd”

O “O Elseria facil de derrotar se a Turquia e a Arabia Saudita ndo 0 apoiassem — assessor de Assad a

ﬂli

De acordo com H. Akin Unver, estudioso do Centre for Economics and Foreign Policy Studies/Edam (Centro
de Estudos de Economia e Politica Externa), think tank independente com sede em Istambul, e autor de um
estudo de 2019 sobre o impacto das operac¢des de informacdes digitais russas na Turquia de 2015 a 2019,
essa narrativa visava “distrair a Turquia e os aliados da Otan do fato de que um jato russo havia se perdido
Nno espago aéreo turco” e criar “um entrevero entre Ancara e outras capitais da Otan sobre a politica da

Turquia em relacdo ao Estado Islamico”.

ART e a Sputnik divulgaram uma série de outras narrativas em apoio ao objetivo do Kremlin de

desacreditar a Turquia, incluindo:

O Erdogan admira Hitler e 0 nazismo

O ATurguia ndo é um pafs seguro para refugiados

O Erdogan é um ditador fascista

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

31


https://web.archive.org/web/20210427185829/https:/academic.oup.com/joc/article/70/5/623/5912109
https://web.archive.org/web/20210429142803/https:/www.rt.com/business/323391-isis-oil-business-turkey-russia/
https://web.archive.org/web/20210429164627/https:/euvsdisinfo.eu/report/this-weeks-trend-president-erdogans-son-is-involved-in-oil-2
https://web.archive.org/web/20210116042039/https:/www.rt.com/news/323373-ankara-defends-isis-medvedev/
https://web.archive.org/web/20210116042039/https:/www.rt.com/news/323373-ankara-defends-isis-medvedev/
https://web.archive.org/web/20210429143113/https:/www.rt.com/news/324263-russia-briefing-isis-funding/
https://web.archive.org/web/20210429144028/https:/www.rt.com/news/324368-turkey-erdogan-isis-oil-trade/
https://web.archive.org/web/20210429144028/https:/www.rt.com/news/324368-turkey-erdogan-isis-oil-trade/
https://web.archive.org/web/20210429145403/https:/www.rt.com/news/324810-iran-proof-isis-oil-turkey/
https://web.archive.org/web/20210429144028/https:/www.rt.com/news/324368-turkey-erdogan-isis-oil-trade/
https://web.archive.org/web/20210429144028/https:/www.rt.com/news/324368-turkey-erdogan-isis-oil-trade/
https://web.archive.org/web/20210429192649/https:/foreignpolicy.com/2019/04/21/russia-has-won-the-information-war-in-turkey-rt-sputnik-putin-erdogan-disinformation/
https://archive.ph/JxweG
https://web.archive.org/web/20210429172826/https:/webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3Aw0-HrlGX01IJ%3Ahttps%3A%2F%2Fsputniknews.com%2Fpolitics%2F201601021032607006-turkey-erdogan-power-control%2F+&cd=46&hl=en&ct=clnk&gl=us&client=safari
https://web.archive.org/web/20210429173303/https:/www.rt.com/news/336945-iom-migration-turkey-zigic/
https://web.archive.org/web/20210429174050/https:/sputniknews.com/middleeast/201604201038353212-erdogan-dictator-sputnik-authoritarian-turkey/

DE VOLTA AO NORMAL

Em agosto de 2016, Putin e Erdogan realizaram uma cUpula em Sdo Petersburgo e concordaram em
superar suas diferencas sobre a derrubada do SU-24. A reunido refletiu as palavras de apoio de Putin

a Erdogan imediatamente apds a fracassada tentativa de golpe de Estado de julho de 2016 na Turquia.
Apos a clpula de agosto, “as operacdes de informacdo da Russia na Turquia pareciam desaparecer quase
inteiramente”, escreve Unver. De acordo com a revista The Economist, desde a reunido, a Sputnik Turquia
“tem ganhado apoio para a reaproximacdo entre a Turquia e a RUssia”, se concentrando em elogiar a
aquisicdo pela Turquia do sistema de misseis S-400 da Russia “como um sinal da crescente independéncia

do pais” em relacao a Otan e aos Estados Unidos.

ANEXO 4: ESTUDO DE CASO — MOBILIZAGAO MILITAR
RUSSA NA FRONTEIRA UCRANIANA NA PRIMAVERA DE
2021

E m marco de 2021, a RUssia comecou a fazer o que na época era a maior mobilizacdo de tropas e

equipamentos militares em sua fronteira com a Ucrania e na Crimeia ocupada desde a invasdo da

Russia em 2014. A mobilizagdo foi intencionalmente muito visivel, e desta vez a RUssia ndo negou. Até maio

de 2021, a Russia alegou que o acumulo fazia parte de um exercicio militar “de rotina” e que pelo menos
algumas de suas tropas seriam retiradas da Ucrania. Em torno dessa construc¢do, alguns temas familiares
de campanhas de desinformacdo anteriores, especialmente da invasdo de 2014, conforme descrito no
Anexo 2, reapareceram. No momento da publicacdo, a RUssia mais uma vez construiu sua presenca militar

na fronteira ucraniana, desta vez superando a quantidade de tropas em marco de 2021.

RETORNO DE NARRATIVAS DESENVOLVIDAS EM 2014

Em 2014, a Russia desenvolveu e implantou varias narrativas de desinformagdo contra a Ucrania, muitas
das quais foram destacadas no Anexo 2. Durante o acimulo de tropas e equipamentos militares na
primavera de 2021, os meios de comunicacao controlados pelo governo russo mais uma vez implantaram
essas narrativas incorretas. A Russia foi capaz de construir sobre a base de desinformacdo que estabeleceu
em 2014, repetindo e reforcando antigas narrativas. Essa é uma tatica comprovadamente eficaz, pois

estudos tém demonstrado gue as pessoas sao mais propensas a aceitar uma falsidade como verdadeira

depois de serem repetidamente expostas a ela.

FALSA NARRATIVA UM: 0S ESTADOS UNIDOS E O APOIO DA OTAN A INTEGRIDADE
TERRITORIAL DA UCRANIA AUMENTARAM AS TENSOES

Uma narrativa de desinformacdo que a Russia usou repetidamente em 2014 foi que as declarac8es verbais
dos Aliados da Otan de apoio ao direito da Ucrania de proteger sua soberania e integridade territorial
significavam que os Estados Unidos, pafses europeus e outros parceiros queriam que a Ucrania entrasse

em guerra com a Russia em seu nome. Isso anda de mdos dadas com outra falsa alegacdo de que a Russia

32

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210429204419/https:/www.theguardian.com/world/2016/aug/09/erdogan-meets-putin-leaders-seek-mend-ties-jet-downing-russia-turkey
https://archive.ph/SxXP4
https://web.archive.org/web/20210430141648/https://www.nytimes.com/2021/04/20/world/europe/-ukraine-russia-putin-invasion.html
https://web.archive.org/web/20210501111750/https://www.nytimes.com/2021/04/16/world/europe/russia-ukraine-troops.html
https://web.archive.org/web/20210313073548/https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/perspectives/PE100/PE198/RAND_PE198.pdf

nao estd instigando o conflito, mas apenas reagindo a situacao. Durante o acimulo militar na primavera de
2021, a RT e a Sputnik publicaram varias matérias para tentar enquadrar o acimulo de tropas da Russia

como resposta as provocacdes ocidentais.”

FALSA NARRATIVA DOIS: A UCRANIA TEM UM GRAVE PROBLEMA NAZISTA/FASCISTA

Conforme mencionado no Anexo 2, em 2014, a midia russa financiada e controlada pelo Estado comecou
a espalhar narrativas de desinformacado descrevendo o governo ucraniano e uma parcela significativa da

populacdo como fascistas ou nazistas. Mesmo depois simultaneamente um presidente e um primeiro-

ministro judeus, os meios de comunicagdo russos de desinformagdo continuaram a impulsionar essa

narrativa. A RT continuou a apresentar essa falsa acusa¢do em sua pagina inicial do site mesmo apos o

anuncio do Kremlin de que pretendia remover as tropas russas das fronteiras da Ucrania e da Crimeia

apos o acumulo de tropas na primavera de 2021.

A Sputnik também trabalhou ao lado da RT para divulgar essa narrativa inflamatéria. A filial de lingua
italiana da Sputnik publicou um artigo de opinido no qual o autor afirmou erroneamente que “cidaddos
russos” na Ucrania, e a propria RUssia, estdo ameagados pela agressao neonazista da Ucrania. A versdo em
grego da Sputnik informou incorretamente em 12 de abril que as autoridades da Ucrania estdo relutantes

em confrontar grupos militantes com supostas afiliacbes neonazistas. Os ramos de arabe, espanhol (e aqui)

e alemdo da RT também publicaram falsas narrativas neonazistas durante a mobilizagdo militar do inicio de

2021,

FALSA NARRATIVA TRES: FORGCAS ARMADAS UCRANIANAS FEREM CRIANCAS
INTENCIONALMENTE

A RT continuou repetidamente a espalhar narrativas de desinformacdo depois que elas foram

desmascaradas. Em 3 de abril de 2021, a imprensa russa noticiou pela primeira vez a histéria de um

menino supostamente morto por um drone das Forcas Armadas ucranianas na regido de Donbass, no
leste da Ucrania. No entanto, ndo houve declaracées oficiais da familia do menino ou da Organization for
Security and Co-operation/OSCE (Organizac¢do para Seguranca e Cooperacao). Em 5 de abril, a StopFake
entrou em contato com moradores da vila onde o evento supostamente ocorreu, gue confirmou que
um menino morreu tragicamente, mas ndo por causa das For¢as Armadas ucranianas. Em 6 de abril, o

programa da RT “In Question” relatou a histéria do menino, com um video da Ruptly sobre a avé do menino

dando uma entrevista emocionada sobre como ela encontrou seu cadaver. No fim da reportagem, eles
avaliaram que, de fato, a histéria ndo era verdadeira; no entanto, no momento das filmagens, j& havia sido
desmascarada. O canal espanhol da Sputnik noticiou a historia, assim como o canal espanhol da RT em 9
de abril, trés dias depois de a OSCE publicar sua reportagem mostrando que 0 menino Ndo morreu em um

ataque de drone. Em 14 de abril, o site em alemdo da RT, RT DE, também publicou uma matéria alegando

gue o0 menino morreu em um ataque de drone e chamou isso de ato de terrorismo. Em maio de 2021,
nenhuma dessas matérias foi corrigida. Essa matéria também foi ampliada por sites intermediarios (proxy),

como o SouthFront, encarregado do FSB.

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

33


https://archive.is/pf86m
https://euvsdisinfo.eu/disinformation-cases/?disinfo_keywords%5B0%5D=77101&date=&disinfo_countries%5B0%5D=77547&per_page=&g-recaptcha-response=03AGdBq268ugQKwFPRR0b2ecUX3mGdExQQcIgRcmDxFCPEFgtYu_pyYTQohcQ0sZEalQi0N6T5Fc4UXGfHhBGUql-3ekXBYP8GRkr3hba9sh9dQABIUP5wIjeeNkQooSHBA2C7nrb9n5mD-jrIZnpwoDF2FoF9JcJ4Tr8HZm6jtZh3kp4krywssTCZMO_4hvJNSC9iZQfutnFcIB-Z_lkEEldzRLDpKoJMY_CtxsJVAYXAUDhUfGuihC3DDvfeBsVdr5uR5Mma7i_APZoUK0-CYXESu7ir7N-fCiivl-23ZIMqyl_EVHglRe9g6GlIc0FGVsu3IH9wozqjOx00qB5vSViTtKx99w9v40-2AZDltrh6AnF_xOkEY3985IFdARLmzhU7E4H-NxrmZ4cImU1Jbp2riV43bnKljlSn-SEdBEvXj1i-NqHmRyEkpZo2rNlxAMw0UjR0X3AYhdq5Dq0Ka46Sl8kkOWClfg&action=validate_captcha&offset=0
https://web.archive.org/web/20210501133251/https://www.rt.com/
https://app.cappture.cc/snapshots/1eb9ae8e-7899-6100-870c-0ebd7f1ed012
https://app.cappture.cc/snapshots/1eb9c976-4364-6c16-9a57-0ebd7f1ed012
https://web.archive.org/web/20210502195632/https://euvsdisinfo.eu/report/americans-and-canadians-trained-nazi-battalions-in-ukraine
https://web.archive.org/web/20210502193221/https://euvsdisinfo.eu/report/pro-nazi-ukrainian-battalions-may-carry-out-purge-donbas-russia-intervene
https://web.archive.org/web/20210409194157/https://actualidad.rt.com/programas/zoom/388935-ucrania-busca-guerra
https://web.archive.org/web/20210502194950/https://euvsdisinfo.eu/report/ukraine-is-not-a-failed-state-ukraine-as-state-does-not-exist-at-all
https://web.archive.org/web/20210429183210/https://www.stopfake.org/en/fake-a-child-died-in-donbas-as-a-result-of-a-ukrainian-drone-attack/
https://web.archive.org/web/20210429183210/https://www.stopfake.org/en/fake-a-child-died-in-donbas-as-a-result-of-a-ukrainian-drone-attack/
https://web.archive.org/web/20210407011033/https://www.rt.com/shows/in-question/520307-full-show-tempers-flare-at/
https://web.archive.org/web/20210503223521/https://euvsdisinfo.eu/report/west-ignored-murder-6-year-old-child-ukrainian-bombing-donbas
https://web.archive.org/web/20210406185000/https://www.osce.org/special-monitoring-mission-to-ukraine/482927
https://web.archive.org/web/20210503234145/https://euvsdisinfo.eu/report/four-year-old-died-as-a-result-of-a-drone-attack-by-the-ukrainian-army
https://web.archive.org/web/20210503234009/https://de.rt.com/meinung/115826-mutmasslicher-drohnentod-eines-vierjaehrigen-in-der-ostukraine/
https://web.archive.org/web/20210527134635/https://southfront.org/artillery-fire-drone-attacks-child-killed-did-war-in-ukraine-begin-videos-map-update/

Essa matéria é semelhante a outro item de desinformacao publicado pela imprensa russa em 2014.

Em 12 de julho de 2014, uma mulher disse ao Canal Um da Russia que havia testemunhado soldados
ucranianos crucificando um menino e arrastando sua mde até a morte atras de um tangue. No dia
seguinte, um jornalista do Novaya Gazeta ndo conseguiu encontrar nenhuma testemunha na cidade onde
0s assassinatos teriam ocorrido. Mais tarde foi provado que a mulher que falou com o Canal Um estava

mentindo. Como aconteceu com a noticia falsa sobre 0 menino que teria sido morto por um drone, a RT

mencionou a nova noticia falsa apesar de ja ter sido desmascarada. O veiculo de comunicacdo também
aumentou a narrativa original de desinformacdo, alegando que varios "bebés” foram crucificados. Em seu
site, a RT afirma que ndo fez uma reportagem sobre a matéria; no entanto, admite que apareceu em um de

seus programas, “TruthSeeker”.

REPORTAGEM UNILATERAL E DESINFORMAQAO FLAGRANTE

Em vez de fornecer um relato equilibrado, a RT e a Sputnik frequentemente apresentam apenas a posi¢do

do Kremlin sobre um assunto.

Nos programas de televisdo da RT, a desinformacdo e a propaganda que fazem o Kremlin parecer bom (e
seus adversarios percebidos como ruins) sdo repetidamente declaradas como fatos. Apesar das tentativas

da RT de comercializar seus programas como debates ou discussdes em que “todas as coisas sdo

consideradas”, as declaracdes pro-Kremlin raramente sdo questionadas.

Em 6 de abril de 2021, no mesmo episddio de “In Question” da RT que relatou sobre a histdria
desmascarada do drone matando um menino, a RT listou falsas raz8es que justificam o acimulo militar

da Russia, incluindo uma suposta promessa do presidente dos EUA Ronald Reagan ao secretario-geral
Gorbachev para ndao expandir a Otan, o que Gorbachev disse que nunca aconteceu e a alegacdo incorreta
de que a Ucrania proibiu o idioma russo. Outro exemplo é um episédio de 16 de abril de 2021 do
programa da RT “CrossTalk”, onde um convidado afirmou que todos os paises a oeste da RUssia, exceto
Sérvia e Bosnia Herzegovina, agora fazem parte da Otan. Nenhuma dessas declarac¢@es falsas é contestada

pelos anfitries ou outros convidados, nem sdo corrigidas no site da RT.

34

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210125032203/https://www.stopfake.org/en/lies-crucifixion-on-channel-one/
https://archive.is/YktZe
https://archive.is/WpG78
https://web.archive.org/web/20180225060856/http://www.russialies.com/wp-content/uploads/2015/07/RT-TRUTHSEEKER-CLIP-12.png
https://web.archive.org/web/20200221111635/https://www.politifact.com/factchecks/2014/jul/30/peter-lavelle/rts-peter-lavelle-says-he-doesnt-allow-conspiracy-/
https://web.archive.org/web/20200221111635/https://www.politifact.com/factchecks/2014/jul/30/peter-lavelle/rts-peter-lavelle-says-he-doesnt-allow-conspiracy-/
https://www.youtube.com/watch?v=Rkm2BWWCsGk
https://web.archive.org/web/20210504003347/https://www.rbth.com/international/2014/10/16/mikhail_gorbachev_i_am_against_all_walls_40673.html

NOTAS FINAIS

" elho do Atlantico recebe financiamento do governo dos EUA.

2 Para obter mais informagdes sobre a RT, consulte o relatério de Valores Europeus, de Monika L Richter: “A Plataforma do Kremlin para ‘idiotas Gteis' no Ocidente: uma visio geral da estratégia editorial da
RT e evidéncias de impacto”

3 Em tradugao para o inglés, Rossiya Segodnya (Poccus Cerogns) é “Russia Hoje”. No entanto, a Rossiya Segodnya e a RT (formalmente Russia Today) s&o entidades supostamente separadas. Ao utilizar o
idioma russo, a Rossiya Segodnya é sempre referida em russo, enquanto RT (ou Russia Today quando era assim chamada) aparece sempre em inglés. Veja o Anexo Um para mais detalhes sobre o cendrio
da midia estatal russa.

4 Para uma descricio mais detalhada da midia financiada pelo governo russo, veja o Anexo Um.

5 Consulte o Relatério Especial do GEC: Pilares do ecossisterna de desinformagéo e propaganda da Rissia para obter mais informacdes sobre o ecossistema. Versdo em inglés arquivada do relatério

6 Citagdo original em russo: “3.10. OpraHu13aLus obecrneurBsaeT 3aLLUnTy CBEASHNI, COCTABASIOLLMX MOCYAAPCTBEHHYHO TaliHy, TPOBOAUT PaboTbl, CBS3aHHbIE C NCMONb30BaHVEM CBEAEHWIA, COCTaBASIIOLLAX
rOCyAapPCTBEHHYIO TaliHy, @ Takxe OCyLLeCTBNSET MepPONPUSTYS 1 (M) OKa3blBaeT yCyri B 061aCTVi 3aLUMTbl FOCyAaPCTBEHHO TaliHbI."

7 Margarita desde entdo nega a importancia desse telefone amarelo; no entanto, os repérteres documentaram a “linha direta da midia” entre o Kremlin e outros meios de comunicag&o controlados pelo
Estado, como Rossiya-24.

8 Um exemplo da relagdo proxima de [Margarita] Simonyan e Gromov é o fato de ele ter comparecido ao lancamento do livro dela em 2019.

9 Outra prova de lagos com o governo foi documentada por meio de fotografias de uma festa organizada pela RT em 2011. Os participantes incomuns de um meio de comunicagdo que ainda ndo havia

comegado a transmitir em russo incluiam o porta-voz do primeiro-ministro russo Dmitriy Peskov; Nikolay Zakharov, chefe de Relagdes Publicas do FSB; Sergey Devyatov, chefe de Relagdes com a Imprensa

do Servigo da Guarda Federal Russa; assessor do entdo presidente Medvedev, Arkadiy Dvorkovich, que é fotografado ao lado de Simonyan, da RT; e Konstantin Zatulin, membro da Duma russa e pessoa de
destaque nas fitas de Glazyev, que revelaram via dudio vazado que a RUssia estava envolvida na organizagdo de protestos pré-Russia na Ucrénia.

19 De acordo com um documento do Ministério da Justica de 2021, a TV-Novosti passou a ser controlada por uma empresa diferente em agosto de 2020: a Association for the Development of International
Journalism/ADIJ (Associagdo para o Desenvolvimento do Jornalismo Internacional). Margarita, Nikolov e alguns outros individuos que o meio de comunicagdo independente russo Open Media descreve
como associados da RT de Margarita fundaram a ADI em 2019. Nao ha indicagéo clara de por que a ADIJ, uma empresa estabelecida em 2019, se tornou a nova controladora da TV-Novosti, que foi criada
em 2005.

" Por exemplo, Tatyana Kukhareva é apontada como a vice-diretora dos sites e da radio da Sputnik News, mas também foi a ex-chefe de novas transmissées do site francés da RT. Em janeiro de 2022,

ela ainda se listava como trabalhando na RT Franga, mas como editora-chefe adjunta. Alguns relatérios mencionam que Vasily Pushkov era o diretor da Diretoria de Cooperagdo Internacional do Sputnik,

enguanto outros artigos o rotulam como diretor de Cooperagao Internacional da Rossiya Segodnya.

2 Quando a corporagao T&R Productions, LTDA (T&R), de Washington, DC, se registrou no Departamento de Justica sob a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros (Fara) como agente da TV-Novosti em
2017, ela declarou: “O registrado ndo esta suficientemente ciente de quem supervisiona, possui, dirige, controla ou subsidia a ANO TV-Novosti” para responder a perguntas sobre se a TV-Novosti foi
supervisionada, dirigida, controlada ou subsidiada por um governo estrangeiro, partido politico estrangeiro ou outro principal estrangeiro.

13 Quando questionada em uma entrevista sobre a natureza propagandistica da RT, Margarita, editora-chefe do canal, disse: “Se vocés olharem para as declaracbes de missdo de alguns desses canais,
como a BBC ou a Voice of America/VOA (Voz da América), vocés vao achar que suas declaragdes de missdo afirmam claramente que estas organizagdes de midia existem para trazer a voz ou 0s

valores britanicos para esse assunto ou a voz da América para o mundo”. Margarita cita incorretamente as declaragdes de missdo das organizagdes para erroneamente fazer parecer que elas sdo mais
semelhantes a RT. A parte do alvard da BBC que ela cita é: “A BBC deve fornecer cobertura jornalistica de alta qualidade para o publico internacional, firmemente baseada nos valores britanicos de precisao,
imparcialidade e justi¢a”. Os valores britanicos que a BBC pretende trazer ao mundo sdo o bom jornalismo. Para a Voice of America/VOA (Voz da América), sua declaracdo de missdo tem trés principios
principais: “1. A VOA servird como uma fonte de noticias consistentemente confidvel e autorizada. As noticias da VOA serdo precisas, objetivas e abrangentes. 2. A VOA representard os Estados Unidos, ndo
um Unico segmento da sociedade americana e, portanto, apresentard uma proje¢do equilibrada e abrangente do pensamento e das instituides americanas significativas. 3. A VOA apresentara as politicas
dos Estados Unidos de forma clara e eficaz, e também apresentard discussdes e opinides responsaveis sobre essas politicas.” Nem as declaragdes de missdo da BBC nem da VOA dizem que esses veiculos
existem para levar as opinides de seus respectivos pafses ao mundo.

A diferenga desses dois niimeros ndo pode ser explicada por uma diferenga nas taxas de cambio. A estatistica do site da RT de US$ 275 milhdes (17 bilhdes de rublos) foi publicada em 1° de novembro
de 2016. Em 1° de novembro de 2016, a taxa de cambio era de US$ 1 = 63,0789 RUB. Naquela época, US$ 275 milhdes valiam aproximadamente 17,3 bilhdes de rublos, o que é préximo do valor que o

site fornece em rublos. A estatistica do video de US$ 300 milhdes foi publicada em 15 de dezembro de 2015, quando a taxa de cambio era de US$ 1 = 70,075. Em dezembro de 2015, US$ 300 milhdes

equivaliam a cerca de 21 bilhdes de rublos

15 De acordo com uma reportagem da Open Media, a lei estatal russa exige que todas as organizacdes sem fins lucrativos, como a TV-Novosti, enviem anualmente ao Ministério da Justica dois formularios:
1) Formulario nimero ON0O0O1, que informa sobre as atividades da organizagéo e o conselho administrativo; e 2) Formulario nimero ON0O002, que informa como a organizagdo gasta os recursos recebidos
do orcamento do Estado. Esses formuldrios sdo entdo publicados no site do Ministério da Justi¢a. Contrariamente a lei, a TV-Novosti ndo publica o formulario ON0001T desde 2010 e ndo publica o
formulario ON00O2 desde 2019. O Ministério da Justica ndo puniu a TV-Novosti apesar de suas violagdes.

16 Citagdo original em russo: “kak y BCex ApYyrux kaHanos... HeT H1kakol 06bekTUBHOCTU...Tak YTO, KorAa POCCHIS BOKOET, Mbl, KOHEYHO, Ha CTOpoHe Poccui.”

17 As declaracbes das liderancas da RT e da Rossiya Segodnya sao ainda apoiadas pelo fato de que a RT e a Sputnik ndo possuem um cédigo de prética jornalistica, ao contrario da maioria dos meios de

comunicagdo internacionais baseados em fatos. A semelhanga mais préxima é uma organizagdo russa chamada Colégio Publico de Reclamacées Contra a Imprensa (O6LecTBeHHas KoAnervisi No xanobam

Ha npeccy), que atua como um autorregulador para a midia russa, financiada pelo Russian Presidential Grants Fund (Fundo de Subsfdios Presidencial da Russia). O Colégio tem um cédigo de ética, mas
ndo ha indicagdo nos sites da RT ou da Sputnik de que seus jornalistas estejam de acordo com os padrdes da organizagdo. A Rossiya Segodnya é membro da camara do Collegium, mas a RT ndo. Além
disso, a opinido da organizagdo ndo parece ser uma preocupagao significativa para a RT. Por exemplo, em novembro de 2020, foi feita uma reclamacéo a organizag&o sobre uma dendincia da RT e a RT ndo
participou da audiéncia.

18 Citagdo original em russo: CUMOHbsIH: "VIHGOPMaLMOHHOE OpyXKe, 6e3yCNOBHO, UCNONL3YeTCH B KpUTUYECKNE MOMEHTbI, & BOMHa — 3TO BCeraa KpUTUYECKUIA MOMEHT. Ha TO OHa 1 BOliHa. 3TO Takoe xe
opyue, kak 1 ntoboe aApyroe.”

19 Citago original em russo: “1 Koraa Ham 3T0 MPUTOANTCA, @ MOXET — HUKOTAA He MPUrOAWTCH, HO KOTAA NPUTOAUTCS, 3TH MIKOAM YXe ByAyT HaC CMOTPeT...”

20 Citagdo original em russo: Mel Toxe BCerja Tak Aenanu, Aenaem v byaem aenats.

2'https://web archive.org/web/20220104162556/https://en news-front.info/2019/03/16/rubio-s-gloating-betrays-us-sabotage-in-venezuela-power-blitz/; https://web.archive.org/web/20210118165629/

https://en.news-front.info/2019/06/24/shutting-down-the-gulf-oil-trade-all-iran-needs-to-do-to-destroy-the-world-economy/; https://web.archive.org/web/20220104190908/https://en.news-front.

info/2018/01/26/genocide-conspiracy-north-korea-open-letter-international-criminal-court/; https://web.archive.org/web/20210225134554/https://southfront.org/the-making-of-us-empire-at-the-dawning-

of-its-end/; https://web.archive.org/web/20211214004241/https://journal-neo.org/author/christopher-black/

2https://web archive.org/web/20210125062309/https://www.rt.com/news/183368-ukraine-navoazovsk-kiev-troops/; https://web.archive.org/web/20210126193700/https://www.rt.com/news/176480-do-

netsk-shelling-residential-areas/; https://web.archive.org/web/20210506103816/https://www.rt.com/news/172288-civilians-killed-ukraine-orphanage/; https://web.archive.org/web/20210520174624/

https://russian.rt.com/russia/news/748118-news-front-kanal; https://web.archive.org/web/20210308133922/https://www.rt.com/news/489243-youtube-delete-channels-crimea/; https://web.archive.org/

web/20201113163955/https://www.rt.com/russia/506623-youtube-censorship-rt-documentary/; https://web.archive.org/web/20210520175953/https:/russian.rt.com/world/news/748261-mid-rossiya-you-

Midia financiada pelo Kremlin: o papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformacdo e propaganda da Russia

35


https://web.archive.org/web/20180323084559/http:/www.europeanvalues.net/wp-content/uploads/2017/09/Overview-of-RTs-Editorial-Strategy-and-Evidence-of-Impact-1.pdf
https://www.state.gov/russias-pillars-of-disinformation-and-propaganda-report/
https://web.archive.org/web/20210412164240/https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/08/Pillars-of-Russia’s-Disinformation-and-Propaganda-Ecosystem_08-04-20.pdf
https://web.archive.org/web/20210601185248/https://www.rt.com/op-ed/238501-rt-simonyan-time-magazine/
https://web.archive.org/web/20210625131502if_/https://visualrian.ru/story/list_173327032/6071021.html
https://web.archive.org/web/20190705001324/https://visualrian.ru/story/list_94340/999317.html
https://web.archive.org/web/20210519201645if_/https:/visualrian.ru/story/list_94340/999318.html
https://web.archive.org/web/20210519204543if_/https:/visualrian.ru/story/list_94340/999261.html
https://web.archive.org/web/20210519203022if_/https:/visualrian.ru/story/list_94340/999322.html
https://web.archive.org/web/20210227023219/https:/ru.krymr.com/a/28933736.html
https://ia601403.us.archive.org/2/items/ul-1057746595367-20210506162126/ul-1057746595367-20210506162126.pdf
https://ia601409.us.archive.org/35/items/ul-1197700007350-20210506164019/ul-1197700007350-20210506164019.pdf
https://web.archive.org/web/20210428143413/https://www.ena.et/en/?p=23786
https://archive.is/MqCWD
https://web.archive.org/web/20201107232500/https://sputniknews.com/asia/201907101076204245-sputnik-young-leaders-india/
https://web.archive.org/web/20200815163708/https://ria.ru/20200814/1575790636.html
https://web.archive.org/web/20190914233430/https://regnum.ru/news/polit/2708693.html
https://web.archive.org/web/20210428155854/https://roscongress.org/en/speakers/pushkov-vasiliy/events/
https://web.archive.org/web/20191207091446/https://ria.ru/20191202/1561866208.html
https://efile.fara.gov/docs/6485-Exhibit-AB-20171110-2.pdf
https://www.nbcnews.com/video/rt-editor-denies-propaganda-criticizes-american-media-1128604227799
https://web.archive.org/web/20210428044149/https://www.bbc.com/aboutthebbc/governance/mission
https://web.archive.org/web/20210504123730/https://www.insidevoa.com/p/5831.html
https://web.archive.org/web/20210429002340/https://www.rt.com/facts-vs-fiction/
https://web.archive.org/web/20210517223008/https://www.poundsterlinglive.com/bank-of-england-spot/historical-spot-exchange-rates/usd/USD-to-RUB-2016
https://www.youtube.com/watch?v=i0iiwnLavc8
https://web.archive.org/web/20210517223842/https://www.poundsterlinglive.com/bank-of-england-spot/historical-spot-exchange-rates/usd/USD-to-RUB-2015
https://web.archive.org/web/20210803200105if_/https://openmedia.io/news/n3/telekanal-rt-vopreki-zakonu-ne-otchitalsya-o-rasxodovanii-byudzhetnyx-milliardov-minyust-ne-schyol-eto-narusheniem/
https://web.archive.org/web/20210607130823/https://www.owenspencer-thomas.com/journalism/newsvalues/journalism-ethics/
https://web.archive.org/web/20210607130650/https://www.voanews.com/archive/voa-journalistic-code
https://web.archive.org/web/20210521113114/https://www.bbc.co.uk/editorialguidelines/guidelines
https://web.archive.org/web/20201230132930/https://www.presscouncils.eu/members-russia
https://web.archive.org/web/20210512150413/https://xn--80afcdbalict6afooklqi5o.xn--p1ai/public/home/about
https://web.archive.org/web/20210118013913/https://presscouncil.ru/teoriya-i-praktika/dokumenty/633-kodeks-professionalnoj-etiki-rossijskogo-zhurnalista
https://web.archive.org/web/20210127040445/https://presscouncil.ru/kollegiya/organizatsii
https://web.archive.org/web/20210116174821/https://presscouncil.ru/praktika/zhaloby-kollegii/rassmotrennye-zhaloby/6283-kollegiya-rassmotrela-zhalobu-na-izdanie-rt-i-telegram-kanal-bashnya-zhdanova?start=4
https://web.archive.org/web/20220104162556/https://en.news-front.info/2019/03/16/rubio-s-gloating-betrays-us-sabotage-in-venezuela-power-blitz/
https://web.archive.org/web/20210118165629/https://en.news-front.info/2019/06/24/shutting-down-the-gulf-oil-trade-all-iran-needs-to-do-to-destroy-the-world-economy/
https://web.archive.org/web/20210118165629/https://en.news-front.info/2019/06/24/shutting-down-the-gulf-oil-trade-all-iran-needs-to-do-to-destroy-the-world-economy/
https://web.archive.org/web/20220104190908/https://en.news-front.info/2018/01/26/genocide-conspiracy-north-korea-open-letter-international-criminal-court/
https://web.archive.org/web/20220104190908/https://en.news-front.info/2018/01/26/genocide-conspiracy-north-korea-open-letter-international-criminal-court/
https://web.archive.org/web/20210225134554/https://southfront.org/the-making-of-us-empire-at-the-dawning-of-its-end/
https://web.archive.org/web/20210225134554/https://southfront.org/the-making-of-us-empire-at-the-dawning-of-its-end/
https://web.archive.org/web/20211214004241/https://journal-neo.org/author/christopher-black/
https://web.archive.org/web/20210125062309/https://www.rt.com/news/183368-ukraine-novoazovsk-kiev-troops/
https://web.archive.org/web/20210126193700/https://www.rt.com/news/176480-donetsk-shelling-residential-areas/
https://web.archive.org/web/20210126193700/https://www.rt.com/news/176480-donetsk-shelling-residential-areas/
https://web.archive.org/web/20210506103816/https://www.rt.com/news/172288-civilians-killed-ukraine-orphanage/
https://web.archive.org/web/20210520174624/https://russian.rt.com/russia/news/748118-news-front-kanal
https://web.archive.org/web/20210520174624/https://russian.rt.com/russia/news/748118-news-front-kanal
https://web.archive.org/web/20210308133922/https://www.rt.com/news/489243-youtube-delete-channels-crimea/
https://web.archive.org/web/20201113163955/https://www.rt.com/russia/506623-youtube-censorship-rt-documentary/
https://web.archive.org/web/20201113163955/https://www.rt.com/russia/506623-youtube-censorship-rt-documentary/
https://web.archive.org/web/20210520175953/https://russian.rt.com/world/news/748261-mid-rossiya-youtube

tube; https://web.archive.org/web/20210624200005/https://sputnik-ossetia.ru/video Studio/20190522/8651752/Konstantin-Knyrik-i-Elina-Marzoeva-ob-informatsionnoy-voyne-i-ne-tolko.html; https://web

archive.org/web/20210506031319/https:/ niknews.com/europe/201609151045356710-news-front-journalists-detained-kosovo/; https://web.archive.org/web/20210624200553/https://it niknews.
com/20161201/mistero-italiano-rapito-in-siria-3718156.html; https:.//web.archive.org/web/20210301200222/https://sputniknews.com/world/201612031048123973-syria-terrorists-italian-national-abduc-
tion/; https://web.archive.org/web/20201106224154/https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612037043979-sequestro-terrorismo-siria-italia-misterio-zanotti-video/; https://web.archive.org/
web/20210624200856/https://cz.sputniknews.com/20170128/pricina-smrt-predak-lir-4627306.html; https://web.archive.org/web/20170618121040/https:/pl.sputniknews.com/swiat/201703275127674-Uk

raina-rejestruje-organizacje-terrorystyczne/; https://web.archive.org/web/20210123112257/https://pl.sputniknews.com/opinie/201609233932792-ukraina-dziennikarze-donbas/
BA Rossiya Segodnya publicou uma pagina do site com mais informagdes sobre sua gestdo em dezembro de 2021.

24 Audinet, Maxime. Russia Today (RT): un média d'influence au service de I'ftat russe. Page 40.
25 Audinet, Maxime. Russia Today (RT): un média dinfluence au service de I'Etat russe. Page 75

26 https://web archive.org/web/20210428173645/https:/www.rand.org/content/dam/rand/pubs/perspectives/PE200/PE278/RAND_PE278.pdf: https:/archive.ph/IxweG; https://web.archive.org/

web/20210425072203/https://ukraine-analytica.org/wp-content/uploads/devlen.pdf

27 western allies of Ukraine supplying Kiev regime’ with weapons & inciting ‘bloody, distructive[sic] force in Donbass, Russia claims; Russian troops on Ukraine border ‘ready to defend country in event of

war says Defense Minister Shoigu, warning of NATO buildup; The West's sole prerogative is that Russia has no right to self-defense... even when the threat is right on its border [op-ed]; and Moscow orders
ships to conduct Black Sea naval exercises amid confusion aver whether US will deploy warships to volatile region. Sputnik: Moscow Calls on Kiev, NATO to Refrain From Actions That Could Lead to Further
Escalation in Donbass; Brits Push Russia War; Siege of Russia by US and its Allies Offers a Lesson for China; Lavrov Says Berlin Should Provide Info on Navalny Before Asking Questions About Ukraine; and

Why Kiev's Preparation for War in Eastern Ukraine Cannot but Worry Russia.

36

Centro de Engajamento Global


https://web.archive.org/web/20210520175953/https://russian.rt.com/world/news/748261-mid-rossiya-youtube
https://web.archive.org/web/20210624200005/https://sputnik-ossetia.ru/video_Studio/20190522/8651752/Konstantin-Knyrik-i-Elina-Marzoeva-ob-informatsionnoy-voyne-i-ne-tolko.html
https://web.archive.org/web/20210506031319/https://sputniknews.com/europe/201609151045356710-news-front-journalists-detained-kosovo/
https://web.archive.org/web/20210506031319/https://sputniknews.com/europe/201609151045356710-news-front-journalists-detained-kosovo/
https://web.archive.org/web/20210624200553/https://it.sputniknews.com/20161201/mistero-italiano-rapito-in-siria-3718156.html
https://web.archive.org/web/20210624200553/https://it.sputniknews.com/20161201/mistero-italiano-rapito-in-siria-3718156.html
https://web.archive.org/web/20210301200222/https://sputniknews.com/world/201612031048123973-syria-terrorists-italian-national-abduction/
https://web.archive.org/web/20210301200222/https://sputniknews.com/world/201612031048123973-syria-terrorists-italian-national-abduction/
https://web.archive.org/web/20201106224154/https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201612037043979-sequestro-terrorismo-siria-italia-misterio-zanotti-video/
https://web.archive.org/web/20210624200856/https://cz.sputniknews.com/20170128/pricina-smrt-predak-llr-4627306.html
https://web.archive.org/web/20210624200856/https://cz.sputniknews.com/20170128/pricina-smrt-predak-llr-4627306.html
https://web.archive.org/web/20170618121040/https://pl.sputniknews.com/swiat/201703275127674-Ukraina-rejestruje-organizacje-terrorystyczne/
https://web.archive.org/web/20170618121040/https://pl.sputniknews.com/swiat/201703275127674-Ukraina-rejestruje-organizacje-terrorystyczne/
https://web.archive.org/web/20210123112257/https://pl.sputniknews.com/opinie/201609233932792-ukraina-dziennikarze-donbas/
https://web.archive.org/web/20210428173645/https:/www.rand.org/content/dam/rand/pubs/perspectives/PE200/PE278/RAND_PE278.pdf
https://archive.ph/JxweG
https://web.archive.org/web/20210425072203/https
https://web.archive.org/web/20210425072203/https
http://ukraine-analytica.org/wp-content/uploads/devlen.pdf
https://web.archive.org/web/20210504010848/https://www.rt.com/russia/521217-western-allies-kiev-regime/
https://web.archive.org/web/20210504011456/https://www.rt.com/russia/520914-troops-ukraine-borders-defend-country/
https://web.archive.org/web/20210504011456/https://www.rt.com/russia/520914-troops-ukraine-borders-defend-country/
https://web.archive.org/web/20210504011610/https://www.rt.com/op-ed/521135-west-prerogative-russia-threat/
https://archive.is/mPUa3
https://archive.is/mPUa3
https://web.archive.org/web/20210504012218/https://sputniknews.com/europe/202104211082686341-moscow-calls-on-kiev-nato-to-refrain-from-actions-that-could-lead-to-further-escalation-in-donbass/
https://web.archive.org/web/20210504012218/https://sputniknews.com/europe/202104211082686341-moscow-calls-on-kiev-nato-to-refrain-from-actions-that-could-lead-to-further-escalation-in-donbass/
https://web.archive.org/web/20210504012341/https://sputniknews.com/columnists/202104201082680955-brits-push-russia-war/
https://web.archive.org/web/20210504012532/https://sputniknews.com/world/202104201082679356-siege-of-russia-by-us-and-its-allies-offers-a-lesson-for-china/
https://web.archive.org/web/20210504012723/https://sputniknews.com/russia/202104131082614830-lavrov-says-berlin-should-provide-info-on-navalny-before-asking-questions-about-ukraine/
https://web.archive.org/web/20210504013015/https://sputniknews.com/world/202104111082593069-why-kievs-preparation-for-war-in-eastern-ukraine-cannot-but-worry-russia/

RELATORIO ESPECIAL DO GEC:

MIDIA FINANCIADA PELO KREMLIN: O PAPEL DA RT E DA SPUTNIK NO ECOSSISTEMA DE DESINFORMAGAO E PROPAGANDA DA RUSSIA

V< G Ec Departamento de Estado dos EUA

‘g’ Centro de Engajamento Global



	Sumário executivo
	Introdução 
	Estrutura organizacional e falta de transparência da RT e da Sputnik
	Envolvimento do governo russo na RT e na Sputnik
	Estrutura organizacional
	Finanças

	Falta de Objetividade da RT e da SPUTNIK
	Reconhecimento da perspectiva pró-Kremlin

	O papel da RT e da Sputnik no ecossistema de desinformação e propaganda da Rússia
	Conexão com a influência cibernética Operações 
	Conexão com sites intermediários (proxy)
	RT, Sputnik, sites intermediários (proxy) News Front e a Fundação para Proteção dos Valores Nacionais
	Sputnik e o site intermediário (proxy) New Eastern Outlook (NEO)  
	O papel da RT e da Sputnik na disseminação de desinformação e propaganda sobre a Covid-19

	Conclusão
	Anexo 1: Meios de comunicação financiados pelo governo russo
	Rossiya Segodnya 
	Sputnik 
	RIA Novosti
	TV-Novosti 
	RT (anteriormente Russia Today)   
	Ruptly 
	Maffick 

	Anexo 2: Estudo de caso — a ocupação da Crimeia pela Rússia em 2014
	Negação do envolvimento militar russo
	Fascismo e neonazismo
	Cobertura da queda do MH17
	Público-alvo da RT para conteúdo focado na Ucrânia
	Esforços de acompanhamento e elogios de Putin

	Anexo 3: Estudo de caso — abate do caça-bombardeiro russo SU-24 em 2015
	Cobertura ampla antes do abate
	Cobertura se torna hostil para refletir a linha do Kremlin
	De volta ao normal

	Anexo 4: Estudo de caso — mobilização militar russa na fronteira ucraniana na primavera de 2021
	Retorno de narrativas desenvolvidas em 2014
	Falsa narrativa um: os Estados Unidos e o apoio da Otan à integridade territorial da Ucrânia aumentaram as tensões
	Falsa narrativa dois: a Ucrânia tem um grave problema nazista/fascista
	Falsa narrativa três: Forças Armadas ucranianas ferem crianças intencionalmente
	Reportagem unilateral e desinformação flagrante

	Notas finais




Accessibility Report



		Filename: 

		Kremlin-Funded Media_Portuguese.pdf






		Report created by: 

		GEC, State Department


		Organization: 

		Global Engagement Center





 [Personal and organization information from the Preferences > Identity dialog.]


Summary


The checker found no problems in this document.



		Needs manual check: 0


		Passed manually: 3


		Failed manually: 0


		Skipped: 0


		Passed: 29


		Failed: 0





Detailed Report



		Document




		Rule Name		Status		Description


		Accessibility permission flag		Passed		Accessibility permission flag must be set


		Image-only PDF		Passed		Document is not image-only PDF


		Tagged PDF		Passed		Document is tagged PDF


		Logical Reading Order		Passed manually		Document structure provides a logical reading order


		Primary language		Passed		Text language is specified


		Title		Passed		Document title is showing in title bar


		Bookmarks		Passed		Bookmarks are present in large documents


		Color contrast		Passed manually		Document has appropriate color contrast


		Page Content




		Rule Name		Status		Description


		Tagged content		Passed		All page content is tagged


		Tagged annotations		Passed		All annotations are tagged


		Tab order		Passed		Tab order is consistent with structure order


		Character encoding		Passed		Reliable character encoding is provided


		Tagged multimedia		Passed		All multimedia objects are tagged


		Screen flicker		Passed		Page will not cause screen flicker


		Scripts		Passed		No inaccessible scripts


		Timed responses		Passed		Page does not require timed responses


		Navigation links		Passed manually		Navigation links are not repetitive


		Forms




		Rule Name		Status		Description


		Tagged form fields		Passed		All form fields are tagged


		Field descriptions		Passed		All form fields have description


		Alternate Text




		Rule Name		Status		Description


		Figures alternate text		Passed		Figures require alternate text


		Nested alternate text		Passed		Alternate text that will never be read


		Associated with content		Passed		Alternate text must be associated with some content


		Hides annotation		Passed		Alternate text should not hide annotation


		Other elements alternate text		Passed		Other elements that require alternate text


		Tables




		Rule Name		Status		Description


		Rows		Passed		TR must be a child of Table, THead, TBody, or TFoot


		TH and TD		Passed		TH and TD must be children of TR


		Headers		Passed		Tables should have headers


		Regularity		Passed		Tables must contain the same number of columns in each row and rows in each column


		Summary		Passed		Tables must have a summary


		Lists




		Rule Name		Status		Description


		List items		Passed		LI must be a child of L


		Lbl and LBody		Passed		Lbl and LBody must be children of LI


		Headings




		Rule Name		Status		Description


		Appropriate nesting		Passed		Appropriate nesting







Back to Top
